Sofá limpo: dicas fáceis e caseiras para higienizá-lo

janeiro 15, 2021

Uma das mobílias principais de uma casa, o sofá é parte da nossa rotina e, como tal, merece cuidados e atenção na hora da limpeza. Quer dicas rápidas e fáceis para deixar o seu sofá sempre limpinho? Confira no post!

 

Quantas sessões de cineminha em casa, quantas visitas e quantas sonecas o seu sofá já recebeu? Considerada uma das peças mais importantes do mobiliário de uma casa, o sofá é a estrela da sala! Aquele móvel que a gente se joga quando quer descansar, assistir TV, reunir a família e os amigos e ficar à vontade. E, com o uso frequente, provavelmente você já derramou alguma bebida ou deixou cair algum farelinho no seu, principalmente se você tem crianças em casa, certo? Os cuidados rotineiros e as limpezas periódicas, além da higiene, podem prolongar sua vida útil. Afinal, esse é um item que não costumamos trocar com frequência. Se você precisa de algumas dicas para manter o sofá sempre limpo, confira abaixo! 

 

Qual é o material do seu sofá?

 

Suede, linho, veludo, couro… temos sofás de todos os tipos disponíveis atualmente! Para saber a limpeza ideal para o seu, é preciso saber de qual material ele é feito. Essa questão é fácil de ser resolvida: caso você não saiba, basta conferir a informação na etiqueta.

Os tecidos mais comuns são: Chenille, suede, linho, microfibra, veludo, vinil, camurça e couro. 

Na etiqueta é possível ver também a indicação de limpeza e quais materiais podem ser utilizados para realizá-la, se é uma limpeza à seco, úmida ou à seco profissional. 

A estrela da sala: escolhendo o modelo de sofá perfeito

Tipos de limpeza para cada tipo de material

 

Para retirar manchas de sofás de tecido, linho e veludo: água morna com vinagre. 

Misture 1 litro de água morna com ¼ de vinagre, umedeça um pano limpo e aplique no móvel. Em caso de manchas mais acentuadas, a aplicação pode ser feita com a ajuda de uma esponja. Deixe secar naturalmente. 

Para limpeza de sofás de couro ou courino: água e detergente neutro. 

Misture água em temperatura ambiente com um pouco de detergente neutro e umedeça um pano limpo. O pano não deve ficar encharcado e esponjas e escovas não devem ser utilizadas nessas peças. Além disso, mantenha o couro hidratado aplicando um produto ideal para esse tipo de tecido, que prolonga a duração do móvel. 

Para limpeza de sofás de camurça: Pano levemente umedecido em água. 

A camurça é um material que requer muito cuidado para evitar manchas. Caso a sujeira esteja muito acentuada, utilize também um pouco de detergente neutro, mas sempre cuidando para que o pano da limpeza não esteja muito úmido. 

Suede, jacquard ou chenille: detergente neutro e escova macia. 

Com um pouco de detergente, faça a limpeza do móvel com uma escova de cerdas macias, sem colocar produto demais para evitar manchas. 

Dica para acabar com os pelos dos animais de estimação

 

Se você tem um pet em casa que adora ficar no sofá, escolha um bom aspirador de pó para ser seu aliado! Além de poder ser usado em todos os tipos de sofá, especialmente os que indicam uma lavagem a seco, ele pode ser usado quantas vezes forem necessário e mantém o seu sofá livre de pelos, poeira e farelos. 

Mau cheiro no sofá, e agora?

 

Tem uma mistura perfeita para eliminar o mau odor dos estofados! 

Você vai precisar de:

  • 1 borrifador
  • 1 litro de água
  • ¼ de álcool
  • 1 colher de sopa de bicarbonato
  • ½ copo de vinagre
  • 1 colher de sopa de amaciante

Misture todos os ingredientes no seu borrifador, espirre pelo sofá a uma distância média e esfregue levemente com um pano limpo. Por conta da evaporação rápida do álcool, essa mistura pode ser usada em todos os tipos de materiais. 

 

Dica rápidas para ajudar na conservação do sofá

 

Virou, limpou – pequenos acidentes acontecem o tempo todo! Virou alguma bebida no sofá? Seque na hora com a ajuda de papel toalha e em sequência passe uma mistura de um litro de água, meio copo de vinagre branco, detergente neutro e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um borrifador e aplique diretamente na mancha, esfregue levemente em círculos com uma escova macia, retire o excesso com um pano levemente úmido e seque com um paninho limpo. 

Insira na rotina a aspiração do seu estofado – livre-se de poeira, pelos e farelos. 

Use apoios para copos e evite comer em cima do móvel – caso o faça, tente lembrar de colocar uma manta ou capa para evitar possíveis farelos. 

E aí, gostou das dicas? Já conhecia ou usava alguma delas? 

Caso esteja pensando em trocar o seu sofá, dê uma passadinha no Koerich! Em nossas lojas, temos diversos modelos de sofás, dos mais diversos modelos e feitos com os melhores materiais. Com certeza você vai encontrar um que se encaixe na sua rotina!