Como criar o melhor ambiente de estudos em casa

fevereiro 12, 2021

O ambiente de estudos influencia muito na concentração e rendimento dos estudantes. Quer saber como criar o melhor ambiente de estudos na sua casa? Confira no post. 

Dentre todos os desafios que 2020 trouxe, a adaptação de rotinas, horários e hábitos pode ter sido uma das coisas mais complexas, principalmente para os estudantes. Criar uma rotina de estudo em casa envolve dedicação, disciplina, colaboração e, claro, um ambiente adequado – ter um ambiente definido ajuda a motivar e estimula a concentração. Com a volta às aulas em 2021, o ensino híbrido ou à distância está sendo novamente a forma mais segura de estudar, criar um ambiente de estudos apropriado em casa garante mais concentração e rendimento das crianças, jovens e adultos. Vamos conferir algumas dicas?


Como criar o ambiente de estudos em casa

1 – Defina o local 

Escolha um ambiente arejado e organizado, sem muita circulação de pessoas e que seja o mais silencioso possível. Se for no próprio quarto, evite televisores e mantenha as camas arrumadas – é importante resistir à tentação de dar “só uma deitadinha”. 

2 – Mantenha tudo organizado

Ter uma escrivaninha ou bancada confortável e ergonômica é imprescindível! Afinal, serão horas seguidas que o aluno precisa permanecer ali. Deixe seus materiais separados e organizados, isso dá uma motivação maior. No Koerich, temos diversos modelos de escrivaninha, clique aqui para conferir. 

3 – Iluminação

Um ambiente bem iluminado deixa todos mais atentos, aproveite a luz do dia! Evite penumbras ou luzes baixas. 

4 – Cadeira 

Escolha uma cadeira confortável, se possível com apoio para os braços e lombar. 

5 – Xô, distração!

Durante o horário de aula, desligue televisores e desative as notificações dos computadores/celulares.

6 – Estabeleça metas

Crie quadros e calendários para anotar quais são as tarefas do dia ou da semana. O cumprimento das metas ajuda a estabelecer uma rotina, principalmente dentro de casa, onde o descanso e a diversão disputam a atenção. 

 

Faça o possível com o que tem em casa, o importante é poder contar com o apoio e incentivo da família para tornar o ambiente o mais harmonioso possível. 

Clique e confiraComo mobiliar a casa gastando pouco.