Como limpar o ferro de passar roupa: 3 dicas rápidas e eficientes

janeiro 29, 2021

Você sabia que o ferro de passar roupa também precisa ser limpo? Vem aprender como fazer a limpeza desse eletro de maneira rápida e eficaz! 

Kerito com ferro de passar

 

Liga o ferro de passar, estica a roupa sobre a tábua e então, do nada, umas manchinhas sobre a roupa limpa. Já aconteceu com você? É mais normal do que você imagina! Com o tempo, algumas sujeirinhas, manchas de queimado e resíduos podem se acumular no reservatório de água e na base do aparelho e se desprendem na hora da passagem – mas há solução! Limpar o ferro da maneira correta e com certa frequência ajuda a evitar possíveis transtornos, conservando o aparelho e prolongando sua vida útil. 

Quer saber qual é a melhor forma de limpar o seu ferro de passar? Vamos às dicas! 

Qual o tipo do seu ferro de passar? 

Seco ou a vapor, com base de ferro ou antiaderente… para cada tipo de ferro, há uma maneira de limpeza diferente. Por isso, antes de começar, é importante saber qual é o tipo do seu, a fim de que a limpeza não danifique o seu eletroportátil! 

Identificou? Vamos lá! 

Ferro de passar a seco, sem revestimento antiaderente

 

Caso seu ferro se enquadre nas especificações acima, como o modelo VFA, da Black/Decker, siga esse passo a passo: 

  • Ligue o ferro em sua temperatura máxima
  • Coloque um punhado de sal em um pano seco e limpo
  • Quando o ferro atingir a temperatura, passe-o sobre o pano limpo, em movimentos circulares e de vai e vem. O derretimento do sal removerá a sujeira e as manchas da base.
  • Caso seja necessário, adicione mais sal ao pano e repita o processo, até a limpeza total da base. 

Ferro de passar a seco, com revestimento antiaderente

Se o modelo do seu ferro for a seco, com revestimento da base em material antiaderente, basta umedecer um pano limpo e macio em água morna e colocar algumas gotas de detergente neutro. Com o aparelho desligado, passe o pano na sua base e retire os resíduos com um pano seco. 

Confira aqui dicas para limpar o seu sofá.

 

Ferro de passar a vapor

Os ferros a vapor têm sido os modelos mais procurados e popularizados nos últimos anos, tanto pela sua praticidade quanto pela sua eficiência. Nesses modelos, além da base, a limpeza deverá ocorrer também no reservatório de água e nas saídas de vapor. Confira: 

  • Com o ferro desligado, encha o reservatório com vinagre branco de álcool e deixe de molho por até duas horas
  • Após o período, ligue o aparelho na temperatura máxima e na função a vapor
  • Ao atingir a temperatura, desligue-o da tomada e faça movimentos de vai e vem sobre um balde, para que o líquido saia do reservatório pelos furos na base (cuidado com o vapor quente!)
  • Limpe as saídas de vapor da base com um cotonete umedecido em vinagre de álcool
  • Para a limpeza da base, utilize um pano úmido com detergente neutro e faça movimentos suaves. Finalize removendo os resíduos com um pano seco e macio. 

 

Simples, não é? Você tem alguma dica diferente para limpar o ferro de passar? 

Se precisar de um ferro de passar novo, no Koerich você encontra diversos modelos, com certeza alguma irá se adequar à sua rotina!