Como escolher um notebook?

abril 9, 2021

Escolher um computador parece complicado? Processador, armazenamento, memória RAM… são tantas as características que devem ser observadas na hora da escolha. Confira as dicas que separamos para te guiar nessa missão! 

Kerito escolher um notebook

Escolher um notebook pode ser complexo, afinal, precisamos entender todas as características que compõem o aparelho e, principalmente, compreender quais são nossas necessidades e qual será a finalidade do aparelho. Apenas passatempo? Estudos? Trabalho? Essas observações são essenciais para escolher um aparelho com o melhor custo e benefício. 

Preparamos algumas informações que te ajudarão a escolher o melhor notebook para você, vamos conferir?

 

O que é o que nas configurações de um notebook?

 

Antes de apresentarmos os modelos, vamos te explicar o que é cada um daqueles nomes que você vê nas especificações dos produtos, olha só:

 

Processador

O processador é o cérebro do notebook, que coordena todas as suas ações. Quanto melhor o processador, melhor será o desempenho e eficiência do aparelho. Os processadores mais comuns são os Intel i3, i5, i7 e i9, sendo, em ordem, do mais simples ao mais poderoso. 

 

Memória RAM

 

Diferente do que se pensa, a memória RAM não é a capacidade de armazenamento de arquivos do computador, mas sim o espaço que o sistema tem para trabalhar. A memória RAM organiza os processos que o processador desempenhará – portanto, quanto mais espaço, mais capacidade de atividades poderão ser realizadas simultaneamente, sem que afete o desempenho da máquina. 

Um notebook com 4GB de memória RAM é ideal para quem precisa de um notebook para desempenhar funções básicas, como navegadores, reprodutores de vídeo e editores de texto. Com 8GB, a máquina já tem espaço suficiente para programas mais pesados, como alguns jogos e editores de fotos. Mas, caso precise de muito espaço de trabalho, vale investir em um notebook com memória RAM de 16GB ou mais. 

 

Armazenamento

 

O armazenamento é o que define a quantidade de arquivos e programas que seu computador pode guardar. É encontrado em três tipos: HD, SSD e HD híbrido. O HD é a forma mais comum e varia de 500GB a 2TB.


Os SSD são até 10 vezes mais rápidos que os HDs e também são mais leves e resistentes a danos.
Os modelos híbridos são aqueles que usam tanto o SSD quanto o HD. A maioria dos modelos atuais já vêm com entrada M2 para que seja possível fazer um upgrade na máquina, caso sinta necessidade. 

 

Placa de vídeo

 

A placa de vídeo é a reprodução gráfica dos notebooks, sua capacidade de reproduzir gráficos e imagens. A maioria dos notebook do mercado já vem com a placa de vídeo integrada, que atende a necessidade de ler imagens e gráficos de jogos leves, streamings etc. 

Mas, caso você queira um computador para edição de vídeo, imagens e jogos pesados, vale investir em um notebook com placa de vídeo dedicada. 

 

Sistema Operacional 

 

O sistema operacional é a forma de navegação, aparência e programas compatíveis com seu computador. São sistemas operacionais: Windows, Linux, Mac OS e Chrome OS.

O Windows é o sistema operacional mais popular, com interface intuitiva e compatibilidade para quase todos os programas mais usados. O Linux, por ter seu código aberto, permite maior personalização. O Mac OS é exclusivo dos Macbooks, da Apple e o Chrome OS é o sistema operacional do Google, ideal para quem procura um computador para navegar na internet e realizar a maior parte das atividades online. 

Clique aqui e confira como montar o melhor ambiente de estudos em casa

Então, como escolher o melhor notebook?

 

Depois de todas as informações que listamos acima, dá pra ter uma noção mais ou menos do que você precisa, não é mesmo? 

 

Notebook para estudo e navegação

Caso você procure um computador básico, mas completo, para estudar, navegar nas redes sociais, ver filmes, ou seja, realizar tarefas mais leves, um modelo com processador Intel Core ou i3, com placa de vídeo integrada e memória RAM de até 4GB é suficiente.
Um modelo como o Lenovo Ideapad S145, com i5, 15,6”, RAM de 4GB e 1TB de armazenamento.

Ou o Samsung E30, com Intel Core i3, 4GB de RAM e 1TB de armazenamento. 

Ou ainda o notebook Acer Aspire 3, com Intel i3, 4GB de RAM e memória SSD de 256GB. 

Notebook para trabalho

 

Para trabalho, você deve se atentar a portabilidade e desempenho. Computadores com processadores i5, com mais espaço de memória RAM, que suporte a atividade simultânea de diversas atividades, como o Asus Vivobook 15, com Intel i5, 8GB de memória RAM e 1TB de armazenamento.

Ou o Lenovo Ideapad S145 com Intel i5, Windows 10, 8GB de memória RAM e 1TB de armazenamento. 

Ou o notebook Acer Aspire 5, com Intel i5, 8GB de RAM, SSD com 512GB de memória e bateria com autonomia de até 9h. 

Notebook Premium 

 

Quem usa programas mais pesados, como editores de fotos e vídeos, jogos mais pesados, que exigem um computador com processador mais potente e placa de vídeo dedicada, vale investir em um computador i7.

O Lenovo Ideapad S145-15IWL, com processador Intel i7, 8GB de memória RAM, 1TB de armazenamento e placa de vídeo dedicada nvidia geforce mx110 e Windows 10. 

Agora que você conhece as principais especificações dos notebooks, fica muito mais fácil decidir qual é a melhor opção para o seu uso! E todos os modelos acima e diversos outros você encontra nas Lojas Koerich! Passe em uma de nossas 114 lojas e escolha o seu com o melhor preço e condições!