O calor chegou: como deixar a casa mais fresquinha no verão

dezembro 19, 2020

O verão começou com tudo! Com o aumento das temperaturas, começou também o aumento na procura de opções por deixar a casa mais fresca. Quer saber algumas dicas de como deixar a casa fresquinha no verão? Nós contamos para você!

 

Tem algo melhor do que entrar em um ambiente fresco e arejado nos dias de calor intenso? Com a chegada do verão, começam as buscas por maneiras de deixar a casa mais fresca, principalmente quando não há possibilidade de investir em um ar condicionado para o ambiente. Mas saiba que há maneiras simples e com (quase) nenhum custo para tornar o ambiente mais agradável naqueles dias em que a casa parece virar uma estufa. 

Para deixar a casa fresquinha

Paredes com tons claros

Essa dica é antiga, mas vale ser lembrada: cores claras absorvem menos calor e refletem mais o raio de sol. Elas também deixam o ambiente menos “pesado”, com a sensação de frescor. Se você mora em um lugar quente, invista nos tons claros tanto dentro de casa quanto na sua fachada. 

 

Cortinas fechadas

Sim, arejar a casa é tudo de bom e necessário, mas nos horários de pico do calor, mantenha as cortinas fechadas – a ideia é bloquear a entrada dos raios de sol, impedindo que incidam diretamente sobre o ambiente. Películas na janela e cortinas estilo blackout são excelentes opções. 

 

Plantas

As plantas, além de ser uma decoração linda, ajudam a manter a umidade e controlando a temperatura do ambiente. Vasos com folhagens e paredes verdes cumprirão o dever. 

 

Tecidos naturais

Na hora de escolher suas roupas de cama, opte por algodão ou linho, tecidos naturais mais leves, que absorvem menos o calor. Deixe guardadas as almofadas de veludo, couro e camurça para o inverno e, caso esse seja o material do seu sofá, experimente colocar uma capa. A sensação vai ser muito mais agradável. O mesmo vale para os tapetes. Se você usa tapetes grossos e felpudos, opte por opções de tramas mais baixas, tramas naturais ou sisal e, novamente, em tons mais claros. 


Ar condicionado, ventilador ou climatizador: qual escolher?

 

Iluminação

É hora de substituir suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led, que, além de serem muito mais econômicas, esquentam muito menos o ambiente. 

 

Aproveite a brisa da noite

Com a queda da temperatura pela noite, abra a janela e deixe a brisa entrar! Se o seu problema forem os insetos, coloque tela na janela ou incensos ou velas de citronela, que afastam os mosquitos.

 

Umidifique o ar

Coloque bacias ou tigelas com água fresca pela casa para manter a umidade do ambiente. Para resfriar o ar que circula, vale também colocar uma tigela de água fria na frente de um ventilador. (no Koerich você encontra modelos potentes e econômicos, clique aqui e confira)

 

E aí, curtiu as dicas? Quantas delas você já conhece e aplica na sua casa? Se tiver alguma outra, compartilhe nos comentários!