Outubro Rosa: saiba tudo sobre essa campanha

outubro 3, 2019

http://www.portaluberaba.online/wp-content/uploads/2018/09/Simbolo-Outubro-Rosa-Soma-Urbanismo.jpg

 

Outubro é o mês do Outubro Rosa! Saiba o tudo sobre essa campanha e descubra a importância da prevenção ao câncer de mama.

O movimento surgiu no início dos anos 90, marcado pela primeira Corrida pela Cura em Nova York (EUA). Logo após, a campanha Outubro Rosa ficou mundialmente conhecida sendo celebrada anualmente. Seu objetivo é conscientizar compartilhando informações sobre o câncer de mama – proporcionando acesso aos serviços de diagnóstico e reduzindo a mortalidade.

Fique por dentro dessa campanha que tem o laço rosa como símbolo internacional, e descubra importância da prevenção ao câncer de mama:

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, cerca de 59,700 novos casos são diagnosticados por ano no Brasil. Ou seja, a cada 100 mil mulheres, 56 desenvolvem essa condição. A prevenção juntamente com diagnóstico precoce continua sendo a melhor medida – quando identificado desde cedo, pode ser tratado impedindo que alcance outros órgãos.

O câncer de mama é causado pela multiplicação das células anormais de mama, formando um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem mais rápido e outros mais lentos. A mamografia ainda é o método mais eficaz para detectar, mesmo assim, o autoexame é extremamente importante!

 

Confira o passo a passo e saiba como fazer o autoexame das mamas corretamente:

É ideal fazer o autoexame 1 vez ao mês, 3 a 5 dias após o primeiro dia de menstruação (quando a mama está menos dolorida, facilitando detectar alteração). Se você não menstrua mais, escolha uma data fixa no mês. Sem blusa ou sutiã, deitada ou em frente ao espelho, busque alterações na pele ou bico do seio, saliências, gânglios nas axilas ou secreções.

Fique de pé em frente ao espelho e observe o bico, contorno e superfície dos seios. Em seguida levante os braços, quando fizer o movimento preste atenção se existem alterações de contorno e superfície das mamas.

Apalpe a região com a mão direita e vice-versa, faça movimentos circulares suaves apertando levemente com a ponta dos dedos. É muito importante dar atenção às axilas e mamilos, comprimindo o bico para verificar possíveis secreções.

Se você sentir alguma coisa diferente, verifique se não há a mesma coisa na outra mama. Os seios possuem texturas que confundem. Se estiver nas duas fique tranquila! Caso perceba qualquer coisa diferente do normal, procure um especialista.

Junte-se a essa causa e ajude mais mulheres no combate ao câncer de mama. Aproveite e compartilhe essas informações com suas amigas nas redes sociais! Juntas somos mais fortes!