MDF e MDP: Entenda a diferença entre esses dois materiais.

setembro 12, 2021

 

Quem planeja montar ou renovar a casa passa por muitas escolhas importantes, entre elas, a escolha da matéria-prima que irá compor os móveis. Várias são as opções, mas dentre as principais ofertas do mercado estão o MDF e o MDP.
Na realidade, tanto o MDF quanto o MDP são excelentes opções e não existe melhor ou pior nesse caso, apenas a opção ideal para cada ambiente. O MDF e o MDP são extraídos do mesmo tipo de árvore, pinus ou eucalipto, e o seu processo de fabricação é praticamente igual. As diferenças entre os dois materiais estão nos detalhes. Mas fique tranquilo que nós te explicamos tudo sobre eles: 

 

MDF

A sigla significa Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média. O MDF é feito com fibras de madeira e resina sintética, por isso o resultado é um material bem uniforme. A Placa do MDF é feita a partir da prensa de fibras de madeira com resina, o que torna o material mais resistente ao atrito, permitindo um ‘design’ mais maleável, permitindo cortes em diferentes direções. O MDF é um material mais denso, quando comparado ao MDP, mas, no que lhe concerne, suporta menos peso. Ele também é um pouco mais caro e possui uma maior possibilidade de expandir quando em contato constante com a umidade. 

 

 

MDP

Esta outra sigla, significa Medium Density Particleboard ou Painel de Partícula de Média Densidade. A chapa é feita com partículas de madeira prensadas, ao contrário das fibras usadas no MDF. São necessárias três camadas para formar o MDP: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso que o MDF, ainda que seja mais leve. Outra vantagem do MDP é o preço, bem mais econômico do que o MDF. Devido às suas três camadas, ele também tem menos probabilidade de expandir quando em contato com a umidade.

É importante que você não confunda o MDP com o tradicional painel aglomerado, que esfarelava e desmanchava com facilidade com o passar do tempo. O MDP é um material melhor estruturado e mais resistente.


Qual é a melhor opção?

A melhor opção para a sua casa dependerá da situação do ambiente e de que forma ele será utilizado. Cada material possui a sua melhor indicação e peculiaridade. Por exemplo, o MDF é mais plano e liso, ele é a melhor opção para receber tinta, verniz e revestimentos de acabamento e ele pode ser usado tanto em peças retas quanto em peças curvas. Já o MDP tem melhor aplicação para peças retas, e, por suportar melhor peso e umidade, nas estruturas de suporte dos móveis. 

 

MDF MDP
Como é produzido Formado a partir da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. Formado por três camadas de pedaços de madeira triturada
Onde costuma ser usado Cozinhas, roupeiros, berços e móveis com detalhes usinados.  Prateleiras, estantes, roupeiros… é uma boa opção para  estruturas. 
Relação com peso/umidade Suporta menos peso e é mais sensível à umidade. Suporta mais peso e é mais resistente à umidade. 

Agora que você sabe a diferença entre MDF e MDP, vem pro nosso site conferir centenas de opções incríveis em móveis no nosso site. Qualidade, as melhores condições e melhores preços é no Koerich, a número 1!