Dia da Mulher: conheça a história e importância

março 8, 2019

Como muita gente já sabe, dia 08 de março é comemorado o Dia da Mulher em todo o mundo. A data marca uma trajetória de batalhas, conquistas e lutas pela igualdade. Conheça mais sobre a sua origem e os movimentos que fizeram história:

Origem

Mulheres participando de protesto em Nova York / 1909

 

Reunindo mais de 15 mil operárias, em 1908 mulheres saíram nas ruas de Nova York para um protesto. As jornadas de trabalho cansativas chegavam até 15 horas diárias além do salário muito baixo – o trabalho infantil também era muito comum nessa época em fábricas. Essa realidade levou a uma greve em diversos lugares da Europa e Estados Unidos. No ano de 1909 como resultado, 500 fábricas americanas foram fechadas.

Mulheres protestando contra a Segunda Guerra Mundial em 1914

 

Durante a segunda conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras na Dinamarca, em
1910 foi criado o Dia Internacional da Mulher. As primeiras comemorações ocorreram na
Áustria, Suíça e Alemanha em 1911. A Rússia se uniu à comemoração em 1913, ano em que o
dia 08 de março foi estabelecido. Quando a Primeira Guerra Mundial começou no ano de 1914,
a celebração se tornou um protesto contra o conflito.

Brasil

Sufragistas protestando a favor do direito ao voto em 1932

 

Aqui no Brasil a luta se deu início no começo do século 20 com grupos anarquistas da época. Os movimentos ganharam mais força entre a década de 20 e 30 quando as Sufragistas conquistaram o direito ao voto em 1932. A partir dos anos 70 a luta tomou conta do país incluindo assuntos como igualdade, saúde da mulher e sexualidade. A primeira Delegacia Especializada da Mulher surgiu em 1985 após longos diálogos com grupos feministas.

Nos anos 2000, as mulheres superaram o eleitorado masculino no Brasil. Em 2015 a presidente Dilma Rousseff sancionou como data comemorativa a Conquista do Voto Feminino, o que significa um sinal de inclusão na sociedade. Em 1975 as Nações Unidas passaram a comemorar o Dia Internacional da Mulher, hoje a data é comemorada em todo o mundo.

Vamos juntos celebrar esse longo caminho percorrido em busca de direitos e igualdade. E a luta continua!