5 dicas de ouro para organizar sua cozinha

setembro 29, 2023

Organizar a casa pode ser uma tarefa difícil, e com certeza a cozinha é um dos grandes pontos que dificultam esse desafio. Afinal, além de ser extremamente movimentada, sendo utilizada por todos os membros da casa, ela também é um ambiente repleto de utensílios, acessórios eletrodomésticos e móveis. Com tanta coisa acontecendo neste espaço, mantê-lo organizado é fundamental para um dia a dia mais prático e com mais qualidade de vida. Pensando nessa missão, aproveitamos o Dia do Personal Organizer para trazer algumas dicas de ouro, dadas pela super Gisele Pasquale, especialista no assunto e em descobrir maneiras de facilitar essa tarefa. Confira abaixo:

Entenda o seu espaço disponível e faça uma triagem

Uma das principais questões que impactam drasticamente na organização da cozinha são os excessos de utensílios, alimentos em estoque e principalmente o excesso de materiais que a gente não usa. Nem todas as cozinhas comportam um grande armazenamento e isso pode ser uma questão difícil de lidar. Nesse momento, nossa dica é que você olhe com atenção para o seu ambiente, separe os materiais que você realmente usa e precise no seu dia a dia. Caso tenha algum item que você não usa há mais de um ano, talvez esteja na hora de doá-lo para liberar o espaço.

Já quando o assunto são os alimentos, defina um armário, gaveta ou pequeno cômodo para guardá-los com tranquilidade e fácil visualização. Separe o seu espaço e trabalhe exclusivamente com ele. Lembre-se: o ideal é que todos os produtos sempre fiquem à fácil acesso e visualização, assim, você também evita comprar suprimentos que já tem em casa. 

Separe tudo por categorias

Na hora de uma organização eficiente, é preciso que todos os itens que se complementam estejam no mesmo espaço. Por isso, após fazer a sua triagem, separe tudo por categorias: panelas, pratos, talheres, alimentos, copos e assim por diante. Organize-os sempre no mesmo espaço, ou em locais próximos que façam sentido para o seu dia a dia. Assim, você sempre saberá onde encontrar o que você está precisando e para facilitar essa tarefa, lembre-se de sempre colocar os itens que você mais usa dentro do seu campo de visão: da altura dos joelhos até os olhos.

Descubra o universo dos organizadores

Esse é o grande segredo da otimização das cozinha. Esses pequenos objetos podem até dobrar a capacidade de armazenamento e organização dos seus móveis. Aposte em organizadores de xícaras, talheres, panelas, formas e pratos. Assim, você conseguirá aproveitar muito melhor o espaço, criando mais andares, fileiras e principalmente, abrindo o seu campo de visão. Esses são cuidados que além de te ajudar com a organização, também irão preservar a qualidade dos seus utensílios, mantendo-os longe de atritos. Clique aqui e confira uma série de organizadores perfeitos para você.

Organizador de Panelas/frigideiras Cromado

Utilize ganchos e suportes nas paredes e nas portas

Parte do segredo para conseguir manter a organização da cozinha é estruturá-la de uma maneira prática, colocando os itens de forma acessível para o seu uso. Nesse momento os ganchos e suportes são perfeitos para te ajudar. Você pode pendurá-los próximo ao fogão, com os temperos e pano de pratos ou na parte interna das portas dos móveis para manter as espátulas mais utilizadas e tampas de panelas sempre a mão. Essa é uma pequena atitude que facilitará muito o seu dia a dia e a sua organização.

Jogo de Ganchos 5 Peças

Mantenha uma rotina de manutenção

O dia a dia é sempre uma correria e na cozinha essa sensação não seria diferente. No meio da rotina, é comum que a gente acabe desorganizando algum armário ou até mesmo a geladeira, trazendo de novo, aquela dificuldade de se localizar e se sentir satisfeito. Nesse momento a dica é simples: converse com toda a família e torne a manutenção do ambiente um objetivo comum. Tenha uma rotina e reorganize tudo periodicamente. 

Um exemplo ideal é fazer a reorganização a cada 15 dias nos 3 primeiros meses e após se adaptar com os novos hábitos, repetir a limpeza e otimização uma vez por mês. Assim, você consegue manter tudo organizado e retomar os cuidados antes que toda a bagunça fique acumulada, exigindo muito mais tempo e esforço. 

Essas são as dicas que a nossa equipe preparou exclusivamente para trazer mais facilidade para o seu dia a dia e, sempre que quiser uma ajudinha para colocá-las em prática passe em uma de nossas lojas ou confira as centenas de opções disponíveis em nosso site. Vem pro Koerich!