Você está preparado para a TV Digital?

setembro 15, 2017

Saiba como o desligamento da TV analógica irá afetar o seu dia a dia, descubra se a sua TV é digital e se você tem direito ao kit de antena e conversor gratuito.

 

Fonte: Samsung.

 

A partir de 31 de janeiro de 2018, as cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes passarão pelo desligamento do sinal analógico, passando a receber o sinal digital. A mudança pretende eliminar ruídos e interferências e, consequentemente, aumentar a qualidade das imagens e sons.

 

O sinal da TV Digital das principais TVs abertas de Santa Catarina – NSC/Globo (antiga RBS/Globo), RIC/Record, TV Catarina/BAND, SBT SC, Record News SC – já está disponível para quem tem a antena e o conversor digital.

 

Atualmente, cidades da região de Brasília, além do município de Rio Verde, em Goiás, já possuem o sinal da TV aberta exclusivamente digital. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quatro em cada cinco municípios já estão preparados para receber o novo sinal. Em Blumenau e Joinville, por exemplo, o desligamento do sinal analógico está programado para dezembro de 2008. Nos demais municípios de SC, a previsão é que esta tarefa seja executada até 2023.

 

O MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) estima que, até 2018, cerca de 1,3 mil cidades em todo o Brasil já estejam com o sinal analógico desligado, lembrando que o desligamento em uma cidade ocorre somente quando o sinal digital atinge a grande maioria dos domicílios daquele município (ao menos 93%).

 

Como saber se a minha TV é digital?

Para saber se a sua TV LCD, plasma ou LED é digital, basta procurar pelo selo DTV. O selo deve constar no menu da TV e/ou no manual ou, ainda, pode ser verificado através de contato com o fabricante.

 

Selo DTV indica que a TV é digital.

 

O selo DTV significa que a sua TV está preparada para receber o sinal digital. As TVs de tubo – que são modelos mais antigos – precisarão, obrigatoriamente, de conversor e antena digitais para que seja possível ver as imagens.

 

O conversor de sinal digital transforma o sinal digital em um sinal compatível com a TV. O modelo de conversor varia conforme a TV, sendo que, para cada aparelho de TV será necessário um conversor individual para receber o sinal.

 

 

Antena e conversor digital.
Fonte: Koerich.

 

Kit com antena e conversor gratuito

A EAD – Empresa Administradora da Digitalização – é responsável pela distribuição de conversores digitais gratuitos à população de baixa renda inscritos no Cadastro Único, que participam de programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

 

Fonte: Seja Digital.

 

Para saber se você tem direito ao kit, consulte a página do Seja Digital e insira, no campo disponível, os números do seu CPF ou do NIS – mesmo número do PIS, encontrado na carteira de trabalho.

 

A quantia de R$ 3,6 bilhões disponibilizada para promover a adoção de conversores e a adaptação à tecnologia da TV Digital é custeada em sua maioria pelas empresas de telecomunicações.

 

Calendário de Desligamentos 2018 no Brasil

Fortaleza (CE) e Salvador (BA), além dos municípios de Juazeiro do Norte (CE) e Sobral (CE), encerrarão as transmissões analógicas em 27 de setembro. Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) têm previsão de desligamento para 25 de outubro.

 

Belo Horizonte (MG) e as cidades da região metropolitana farão o mesmo em 8 de novembro. Já Campinas (SP), Franca (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP) e a região do Vale do Paraíba (SP) irão encerrar as transmissões analógicas em 29 de novembro.

 

 

Muito em breve não teremos mais o sinal analógico e usaremos exclusivamente o sinal digital sendo transmitido para as TVs abertas em todo o país. Este é, portanto, mais um bom motivo para trocar de TV e investir em um modelo novo. TODOS os modelos de TV do Koerich possuem conversor digital. Escolha a marca, o modelo, a melhor forma de pagamento e tenha em casa imagens e sons de alta qualidade!

 

Confira, ainda, as antenas e conversores digitais do Koerich!

 

Fonte:

DC – Sinal de TV analógico tem dias contados em Santa Catarina

ACAERT – Começa a contagem regressiva para o fim da TV analógica em SC

Globo – Cinco cidades de SC terão 1 ano para se preparar para receber sinal digital

Portal Brasil – Novo cronograma altera desligamento do sinal analógico no País

Globo – Descubra se você tem direito ao kit gratuito da TV Digital

 

Fonte Imagens:

Samsung – Opiniones sobre los televisores SUHD de Samsung

Seja Digital

Koerich – Acessórios