SE DESPEÇA DO SINAL ANALÓGICO EM SANTA CATARINA

novembro 27, 2017

É hora de dar tchau ao sinal analógico de televisão em Santa Catarina.

A partir de 31 de janeiro de 2018, Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes serão os primeiros municípios do Estado a terem o desligamento do sinal analógico, e é preciso ficar atento às mudanças e adaptações necessárias para continuar consumindo a TV aberta por aqui.

Nos demais municípios a transição acontecerá gradativamente até 2023. O sinal da TV Digital das principais TVs abertas de Santa Catarina – NSC/Globo (antiga RBS/Globo), RIC/Record, TV Catarina/BAND, SBT SC, Record News SC – já está disponível para quem tem a antena e o conversor digital. A tecnologia chegou em Santa Catarina em 2009 e ainda hoje grande parte da população ainda não sabe qual sinal possui em casa e quais as diferenças entre o digital e o analógico.

 

 

MEU SINAL É DIGITAL OU ANALÓGICO?

 

Não tem muito mistério: a maior diferença está na qualidade da imagem. Com o sinal digital, o aspecto é de 16 por 9, tem uma relação mais larga, e a qualidade de vídeo e áudio é muito maior em relação ao sinal analógico. Além disso, não há ruídos nem interferências.

 

 

O QUE ACONTECERÁ COM O DESLIGAMENTO?

 

Bom, se você só possui o sinal analógico, a partir do dia 31 de janeiro de 2018 aparecerá um aviso na sua TV informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação está sendo exibida no sinal digital. Fique tranquilo, não é necessário trocar seu aparelho de TV. Todos os televisores podem ser utilizados, porém alguns podem precisar de algumas adaptações. Para saber se sua TV é digital, procure pelo selo DTV, que deve constar no menu da TV e/ou no manual ou, ainda, pode ser verificado através de contato com o fabricante. As TVs de  LED, LCD e plasma já são digitalizadas. Se seu aparelho não possui o selo DTV, basta adquirir um conversor digital. As TVs de Tubo não possuem entrada digital, então deve-se conectar o conversor na entrada RCA.

Quem for beneficiário de programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Minha Casa Minha Vida pode solicitar seu kit de conversão gratuito no site Seja Digital inserindo o Código de Identificação Social (NIS) e CPF.

 

Para dúvidas e informações ligue gratuitamente para 147 ou acesse www.sejadigital.com.br