Aprenda a criar figurinhas personalizadas no WhatsApp

fevereiro 14, 2019

Se você gosta de usar o WhatsApp já deve ter recebido ou enviado aqueles stickers super divertidos. Até o momento era possível apenas baixar pacotes com as figurinhas, agora você pode criar modelos personalizados com qualquer imagem. É só escolher uma foto sua, de amigos ou personagens para compartilhar com quem quiser – para isso é necessário baixar um aplicativo chamado Sticker Studio para Android ou Sticker Maker para IOS.

Confira o tutorial abaixo e aprenda a criar seu próprio pacote de stickers:

No Android

Para começar, seu WhatsApp precisa estar totalmente atualizado, as versões mais antigas ainda não suportam essa ferramenta. Basta acessar a Google Play Store para verificar, depois baixar o app gratuito chamado Sticker Studio, um dos mais completos e com maior avaliação.
Para abrir seu pacote de figurinhas, siga os passos abaixo:

– Abra o aplicativo;
– Digite o nome do pacote de stickers e o autor;
– Clicando no nome do pacote, abrirá uma tela vazia ainda sem stickers;

– Clique no primeiro espaço e escolha seu sticker;
– Você pode usar uma foto já existente na galeria ou bater através do próprio app;


É possível criar figurinhas com qualquer imagem da sua galeria, apenas precisam estar no
formato JPG. Para fotos com fundo transparente, é indicado usar o formato PNG. Você pode
recortar para ficar certinho ou até mesmo colocar borda branca e sombra para maior destaque.
O tamanho do PNG deve ser 256 x 256 para melhor definição e visualização em qualquer
formato de tela.

– Escolha a imagem desejada, caso o arquivo já esteja recortado toque em “select all”;


– Se a imagem precisar de recorte, use as ferramentas que aparecem no canto direito, é possível cortar à mão livre ou fazer qualquer círculos e quadrados;


– Selecionando a área você pode salvar a figurinha ou tentar novamente;
– Ao salvar você será levado de volta para o pacote, agora com os espaços preenchidos. É possível manter apenas 30 figurinhas por pacote;

– Para apagar uma figurinha bastar clicar no botão vermelho ou em cima dele;
– Quando terminar de criar seu pacote, toque em “Add WhatsApp” e concorde com as permissões;

Pronto! Agora o seu pacote de figurinhas personalizadas já está no WhatsApp. É possível também enviar o pacote todo para um contato específico.

No Iphone

É praticamente o mesmo procedimento, basta estar com o WhatsApp atualizado e baixar o app chamado Sticker Maker. Ele funciona bem parecido com o Sticker Studio: escolha imagens que já estão na galeria ou bata a foto na própria ferramenta. O aplicativo não oferece a opção de recortes em formas geométricas, é necessário selecionar manualmente.

O Sticker Maker possui a função borracha para apagar alguns detalhes com o dedo, além dos emojis que podem ser adicionados na sua figurinha. Quando terminar de editar é só clicar em “Done” no canto superior direito para salvar automaticamente.

É preciso possuir no mínimo três figurinhas no pacote para conseguir compartilhar. Após a criação é só clicar no botão “Add to WhatsApp”.

E aí, já sabe quais são as figurinhas personalizadas que você irá criar? Basta usar a criatividade e se divertir nos grupos de amigos e familiares, quanto mais engraçado melhor!