Anatel bloqueará celulares e aparelhos móveis piratas ainda no ano de 2018.

abril 6, 2018

Você sabe quais aparelhos são considerados piratas pela Anatel?

 

Os aparelhos inicialmente considerados irregulares são os que não possuem certificado da Anatel ou que não possuam o chamado IMEI (International Mobile Equipament Identity). Além destes certificados, os aparelhos sem o número de identificação, ou que tenham este número fraudado ou clonado também são considerados irregulares, portanto, piratas.

No dia 23 de março, a Anatel divulgou que estes aparelhos móveis serão bloqueados. Esta medida começará a ser aplicada em 9 de maio de 2018, e afetará em um primeiro momento os estados do Distrito Federal e Goiás. Nos outros estados, os bloqueios começarão em dezembro do mesmo ano.

Quais aparelhos serão bloqueados?

Não serão somente os celulares que serão bloqueados. A Anatel buscará bloquear os tablets, máquinas de cartão que usem chip e acessem dados móveis de rede das operadoras e que não certificados pela Anatel.

Porém, nem todos os aparelhos serão desligados. Os usuários começarão a receber mensagens para a regularização do serviço, e os aparelhos que se tornarem regulares antes do cronograma da Anatel, não sofrerão com o bloqueio.

O objetivo do desligamento é inibir a venda de aparelhos roubados ou contrabandeados, assim inibindo as mesmas ações.

Como saber se o seu aparelho está irregular?

Você pode checar se o seu aparelho é pirata. Para isso, você precisará olhar o número da caixa em que veio o aparelho, este número é o IMEI. Se este número for diferente do que existe no adesivo do aparelho, ou diferente do número que aparece quando você disca *#06# há uma probabilidade grande de que o seu aparelho esteja irregular.

 

 

Haverá uma interação entre a Anatel, órgãos de defesa ao consumidor e Ministério Público. A partir daí, a Anatel tomará as medidas de encaminhamento de ações para a restrição do uso de aparelhos irregulares.

 

Fontes:

G1.globo – Anatel comeca a bloquear celular pirata a partir de maio de 2018

Olhar Digital – Anatel revela quando vai comecar a bloquear celulares piratas no Brasil

Campo Grande News – Anatel comeca a bloquear celulares piratas a partir de 9 de maio de 2018