Olá, gente!
Hoje vamos falar de um tema que está na moda e tem inspirado trabalhos lindíssimos: decoração sustentável.
Você já deve ter lido em blogs, sites e revistas ao menos uma dica simples que ensina a cuidar do planeta: reaproveitar a água da máquina de lavar roupa, tirar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso, ou então reduzir os banhos quentes no inverno e o uso do ar-condicionado no verão. Atitudes como estas são tão simples que até parecem bobas. Mas elas fazem a diferença no bolso e para o meio ambiente.
Existem diversas formas de praticar a sustentabilidade na sua casa. Em um post anterior, ensinamos a fazer as Hortinhas do Bem. Hoje você aprenderá a reformar aquele móvel de madeira que está encostado no canto. Mesmo se for velho, desgastado, desbotado ou arranhado, ele ficará novinho e se tornará uma peça prática e decorativa.
Preparo do móvel para a reforma
Com uma chave de fenda manual ou elétrica, tire alças, puxadores e qualquer outro acessório removível do móvel. Nessa etapa, é bom colocar cada item com seus devidos parafusos dentro de vasilhas ou sacos plásticos separados. Senão, imagine a confusão na hora de montar!
O próximo passo é lixar o móvel. Use uma lixadeira elétrica ou uma lixa de grão médio, que você encontra em casas de material de construção. E por que lixar? Para remover resíduos, sujeiras e excesso de verniz, deixando a superfície nivelada para a aplicação dos novos produtos. Arranhões e rachaduras também devem ser reparadas para a textura não ficar desigual.
*Dicas importantes:
Lixe na direção do chamado grão ou nó da madeira para evitar arranhões no móvel. Se houver superfícies com curvas, use uma meia enrolada na lixa para facilitar o processo, evitando que a peça fique deformada.
Peças de madeira antiga com partes deterioradas exigem um cuidado especial: após lixá-las, aplique massa ou cera para madeira.
Hora das pinceladas
Para um resultado de alta qualidade, escolha bem a tinta. Se você quer um móvel com aparência luxuosa, use uma tinta com acabamento brilhante. Se a ideia é obter uma aparência chique e discreta, a tinta fosca é a melhor opção.
Depois de lixado, aplique no móvel uma tinta especial conhecida como primário ou fundo: ela serve para a preparação da superfície, fazendo a tinta de acabamento aderir melhor. Após passar duas ou três demãos, deixe secar.
Quando o móvel estiver seco, use um rolo de espuma para pintar uniformemente e com movimentos iguais. Espere secar por completo antes de partir para o acabamento, que pode ser feito com cera ou selante. Pronto! Agora é só escolher o local e adicionar a decoração.
Confira lindas opções de móveis decorados.
Crédito Imagens: Minha Casa
Agora, se você está precisando de móveis novos. Confira nossa seção de móveis e ambientes completos.