Dicas para escolher o melhor modelo de sofá-cama para a sua casa!

agosto 24, 2016

Durante muito tempo, sofás-camas foram considerados móveis “temporários”, uma espécie de “quebra-galho”, com funcionalidade duvidosa, durabilidade baixa, sendo pouco confortáveis ao desempenharem o papel de sofá e mais ainda como cama.

Hoje, no entanto, a tecnologia e a evolução de estruturas, estofados e tecidos têm demonstrado a alta qualidade destes móveis. Estruturas compostas por madeira certificada, sistemas de articulação mais seguros, práticos e duráveis, estofados e tecidos versáteis para as mais diversas preferências e necessidades e, ainda, o design moderno têm contribuído para o alto nível dos sofás-camas – inclusive elegendo-os como peça-chave para diversos tipos de ambientes.

Sofa_Cama_Manoela_Koerich1

Sofa_Cama_Manoela_Koerich2Sofa_Cama_Manoela_Koerich3 Sofá-cama Manoela

  

Com tanta tecnologia, o sofá-cama tem sido uma opção cada vez mais versátil. Você não tem muito espaço em casa, mas quer receber seus amigos e visitas com conforto e praticidade? Uma boa alternativa é investir em um sofá-cama! O móvel compacto e multifuncional – sofá de dia e cama de noite – é ideal para casas e apartamentos pequenos, mas também pode ser usado em ambientes mais amplos.

Você e sua família podem desfrutar de um sofá aconchegante e uma confortável cama. O sofá-cama é uma opção muito útil e prática que pode ser usada na sala de TV, no quarto ou escritório e a escolha pode ser ainda mais acertada se você considerar alguns detalhes importantes sobre materiais, tamanhos, modelos e garantia do produto.

Veja as dicas que preparamos especialmente para você e… boa escolha!

 

Materiais

Você pode encontrar sofás-camas de diversos materiais e, inclusive, espumas com densidade muito parecidas com a dos colchões. Os tecidos são variados – suede, suede amassado (de textura macia, semelhante à camurça), chenille (de textura similar à pele, semelhante ao veludo.), linho, jacquard e poliéster.

Escolha materiais que se adaptam mais facilmente às suas preferências e necessidades. É interessante, também, pensar no clima da sua região. O suede – tecido sintético com característica aveluda – dispersa calor e não retém umidade. É uma opção “refrescante” própria para temperaturas quentes. O veludo, por sua vez, é um tecido perfeito para o frio. Não esqueça, também, que tecidos mais duráveis e fáceis de limpar são ideais para famílias com crianças e animais de estimação.

 

Tamanhos

O sofá-cama ideal é aquele que se adapta perfeitamente ao espaço da sua casa, tanto como sofá (fechado) e, principalmente, na hora de ser usado como cama (aberto). Então, não esqueça de saber exatamente qual é o tamanho disponível no ambiente.

Uma dica prática é demarcar o chão com linhas ou folhas de papel para que se tenha noção exata do espaço, evitando-se erros na hora da compra. Como o móvel aberto será usado somente à noite, em específico na hora de dormir, você não precisa se preocupar em deixar grandes espaços ao redor para a circulação de pessoas.

Sofa_Cama_de_Canto_Rafaela_Koerich

Sofá-cama de canto 5 lugares Rafaela

Sofá-cama Infinity

Sofá-cama Infinity

 

Modelos

Diversos sofás-camas possuem almofadas de encosto soltas e que, portanto, podem ser usadas como travesseiros. Braços laterais deixam os modelos mais robustos, confortáveis, mas exigem espaço extra.

Há modelos, ainda, que dispõem de baú – que pode ser utilizado para guardar roupas de cama e travesseiros sendo um excelente aliado à falta de espaço. A presença de revisteiros laterais também garante mais praticidade e organização das suas revistas, livros, jornais e, até mesmo, o controle remoto da TV ganha um lugarzinho especial para ser guardado.

Sofá_Cama_Hebe_Suede_Koerich1

Sofá-cama Hebe Suede

 

Garantia

Certifique-se de que o sofá-cama que você está adquirindo possui garantia. Assim, você evita transtornos futuros se precisar trocar o produto. A maioria dos sofás-camas possui 3 (três) meses de garantia para o revestimento dos estofados (desfiados, desbotamentos e esgarçamentos de costuras), espumas (resistência) e estrutura (madeira e metais).

 

Decoração

Sofás-camas são alternativas econômicas para decorar a casa com estilo. De diversas cores e com tecidos em diferentes texturas, o móvel pode deixar o ambiente bonito e sofisticado, ou ainda, mais descolado e informal.

Almofadas e mantas tornam o seu sofá-cama ainda mais bonito e confortável. Você pode brincar com diferentes tamanhos e formatos e, ainda, investir em cores e estampas variadas – lisas, florais, geométricas. As paredes atrás do seu sofá-cama podem ser valorizadas com cores fortes – bem marcantes. Papéis e adesivos de parede são alternativas práticas e modernas que valorizam todo o ambiente.