Conheça os novos golpes da praça e proteja-se de cada um deles.

outubro 3, 2021


A cada dia que passa os golpes criados no mercado se renovam e se tornam cada vez mais modernos, sendo eles online ou presenciais. Por isso, separamos alguns dos principais golpes de conhecimento da Polícia Militar de Santa Catarina para deixar você por dentro do assunto e saber qual é a melhor forma de identificar esses golpes e se prevenir contra eles.

GOLPE DO PERFIL FALSO NO WHATSAPP

Os criminosos vinculam uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do seu próprio perfil de WhatsApp ou redes sociais. Com uma conta falsa, eles se passam pela vítima e solicitam dinheiro para amigos, familiares e conhecidos. Previna-se ajustando a visualização da imagem da conta do WhatsApp apenas para contatos autorizados e fique atento a mensagens de conhecidos ou familiares solicitando depósito e/ou transferências bancárias (ainda mais se for em nome de terceiros) e sempre desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes.

GOLPE DO VOUCHER/CUPOM DE DESCONTO EM RESTAURANTE

Os criminosos entram em contato via rede social utilizando um perfil falso de um estabelecimento comercial. Afirmam que a vítima foi selecionada para participar de um sorteio e solicitam o número de WhatsApp para roubar seus dados e aplicar golpes em outras pessoas usando a sua identidade. Para se prevenir fique atento e nunca informe códigos recebidos por mensagem para ninguém e habilite a autenticação de dois fatores em sua conta. Se receber mensagens sobre promoções, sempre ligue e confirme através dos canais de comunicação oficiais do estabelecimento.

GOLPE EM PLATAFORMAS DE COMPRA/VENDA ONLINE

A vítima faz um anúncio em plataformas de compra/venda online e deixa o número de contato acessível ao público. Os criminosos, de posse do número, se passam pelo suporte da plataforma e pedem para que a vítima passe um código de validação recebido por mensagem para roubar a conta da pessoa em questão. Por isso, nunca informe códigos recebidos por mensagem para ninguém e habilite a autenticação de dois fatores em sua conta.

GOLPE DOS FALSOS LINKS

Através de mensagens os criminosos dizem que a vítima se enquadrou para o recebimento de alguma promoção, sorteio, auxílio emergencial, ou encaminham algum alerta dizendo que ocorreu uma operação indevida em sua conta com o intuito de que você clique em algum link que roubará seus dados através de sites falsos ou instalará vírus em seu aparelho. Por isso, sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS, na dúvida, entre em contato direto com os canais oficiais de comunicação. No caso de acionar o link ou realizar o cadastro em algum site, informe seu banco e leve seu telefone em alguma assistência para verificar a existência de aplicativos maliciosos.

GOLPE DO FALSO EMPRÉSTIMO

Os criminosos fazem anúncios em redes sociais se passando por instituições financeiras de crédito rápido com ofertas tentadoras. Após contato da vítima, os criminosos solicitam o pagamento de uma taxa para a liberação do empréstimo. São solicitados diversos pagamentos, até que a vítima perceba que se trata de um golpe e pare de pagar. Fique atento, instituições financeiras nunca solicitam pagamentos prévios para a liberação de valores. Sempre desconfie de ofertas imperdíveis, na dúvida, procure os canais oficiais de comunicação da instituição.

GOLPE DO FALSO SITE DE LEILÃO

 

Os criminosos criam sites falsos de leilão de veículos e vinculam imagens oficiais do Detran e do Tribunal de Justiça para dar veracidade. Eles utilizam endereços onlines como: leilão-oficial, leilão-detran-oficial, entre outros. Para se prevenir contra este tipo de golpe atente-se e nunca deposite valores antecipadamente e não caia na tentação de comprar veículos com valores abaixo do mercado. Veja o veículo antes de fechar o negócio e vá até o endereço indicado nos sites para confirmar que se trata de um local oficial de leilão. Se for em outra cidade, entre em contato com a Polícia da cidade e tente confirmar se existe este estabelecimento.

 

GOLPE DO DEPÓSITO COM ENVELOPE VAZIO

 

Geralmente a vítima faz algum tipo de anúncio para a venda de um determinado objeto em sites de compras pela internet ou através de redes sociais. Após a negociação, o golpista simula o depósito do valor acertado inserindo um envelope vazio no caixa eletrônico (ou na lotérica). Após o falso depósito, uma foto do comprovante é encaminhada para a vítima, que acaba entregando o produto por achar que o valor ainda não foi compensado. Por isso, quando realizar uma negociação pela internet, aguarde sempre a compensação do depósito bancário. Se possível, aguarde até o próximo dia útil para que haja a confirmação da entrada do dinheiro na conta. Isso vale para qualquer situação.

 

GOLPE DA FALSA LIGAÇÃO DO BANCO

 

O golpista liga para a vítima como se fosse o banco no qual a vítima possui conta, fala que precisa liberar algumas chaves de acesso e passa um endereço de site supostamente do banco, para ela acessar. Este site é falso e redireciona a vítima para uma página semelhante a página oficial, mas que pertence ao golpista, o qual vai roubar todas as credenciais da vítima, como número da conta e senhas. Após a vítima digitar os seus dados na página falsa e de posse dessas informações, o golpista transfere todo o dinheiro da conta da vítima para sua conta. Para evitar estes golpes, nunca forneça dados pessoais ou realize atendimentos bancários de ligações recebidas no telefone, caso seja urgente, ligue para o número do banco ou vá pessoalmente na agência.

 

Estes são alguns golpes que circulam na praça atualmente. É importante ressaltar que os golpes se renovam a cada dia e estão cada vez mais modernos. Por isso fique atento e sempre desconfie de ofertas, ligações, mensagens e propostas incabíveis. Caso você tenha caído em algum destes golpes e não sabe como proceder, entre em contato com o Departamento de Polícia mais próximo e se informe. Muitas vezes você também pode realizar o seu B.O de forma totalmente online.