O sul do Brasil é recheado de imagens lindas em várias épocas do ano. No inverno as paisagens enchem-se com o frio e a possibilidade de neve. Os hotéis tornam-se receptivos a turistas que procuram o acolhimento das lareiras com os seus olhares voltados para as janelas. Mas você já se perguntou como ocorre o fenômeno tão comum na serra catarinense? Aqui vai uma breve explicação.

São Joaquim na primeira neve do ano de 2017.
Para que exista neve, é necessário haver umidade suficiente do ar, aliada a baixa temperatura. Desta forma, o fenômeno pode ocorrer com uma massa de ar frio, que chega ao continente por meio do oceano, aliada as baixas temperaturas entre a base das nuvens e o solo. Desta forma, pode nevar na serra, pois a altitude é maior, o que faz com que os flocos atinjam o solo também em baixa temperatura.

O ciclo da água é como segue as flechas da imagem. Quando há maior altitude, maior a possibilidade de neves, portanto os locais mais altos são os que mais tem a chance de nevar!
Os locais em que há maior possibilidade de neve são os pontos mais altos do Planalto Sul, como Morro da Igreja, em Urubici, e das Antenas, em Urupema.
Então, prepare o edredom, as roupas quentes, aquecedores , chás e sopas para aquecer o seu corpo, e bora abraçar a família na estação mais acolhedora do ano!
FONTES: