A internet é um ambiente de propagação rápida de informações. O que pode ser muito bom em alguns casos, mas ruim em outros. A propagação de notícias e informações falsas é muito comum, e possibilita uma rápida disseminação se não tomarmos cuidado ao compartilhar informações nas redes digitais.
“Fake News” é um termo inglês para as informações falsas, que tomam grandes proporções. O bom e velho boato, ou a fofoca! As consequências dessa disseminação de notícias falsas pode levar a graves situações, incluindo questões ligadas a segurança pública. Como é o caso de notícias falsas, vinculadas a violência ou fatos históricos.
A terra não é plana, gente!
Um caso bem perturbante de “fake News” é a veiculação da crença da terra plana. Há muitos séculos, já se concluiu que o planeta terra tem formato circular, isto é, uma linda e gordinha bola azul!
Acreditar que a terra é plana é compreensível para um habitante da Europa medieval. Mas não para um cidadão, que vive em 2018, com tecnologia suficiente para surpreender-se com as nem tão novas notícias sobre o descobrimento de mais de 500 anos sobre o formato do planeta em que habitamos.Existe uma Sociedade da Terra Plana, acredita? E essa galera dissemina estas grandes “fake News” para o mundo, por meio de sites e redes sociais digitais.
É absurdo, mas existe quem acredite! Com um pouco mais de informação, você consegue refutar as teorias falsas ou boatos quaisquer.
A história da terra plana é só um exemplo de como as pessoas conseguem colocar suas ideias de forma a engajar outros a acreditarem em suas fofocas. O problema disso tudo é quando o boato se torna gigante, uma bola de neve, que não conseguimos encontrar a origem. E em tempos de mensagens instantâneas é necessário ter cuidado dobrado.
O Whattsapp é uma ferramenta perfeita para a propagação de notícias falsas. Com um vídeo, uma corrente ou uma imagem manipulada, é possível fazer com que muitas pessoas de um mesmo grupo caiam na cilada de acreditar no que é contado.
Para tanto, você pode baixar agora mesmo, a Cartilha para Segurança para Internet. São apenas oito páginas que ajudam você a evitar a propagação de notícias falsas. E alerta para os que caem na desinformação: quem passa as notícias falsas adiante, pode ser responsabilizado por danos causados, como difamação e calúnia. Isto quer dizer, que você pode ser processado! Bora se informar?
Lembre-se sempre de pesquisar antes de compartilhar informações. Algumas “fake News” são feitas justamente para desinformar a população sobre determinada notícia. E uma dica simples é: fuja de manchetes sensacionalistas, ou que tentam chamar muito a sua atenção!
Esteja atento e ajude outras pessoas a entenderem e não disseminar notícias e informações falsas! Use a internet de maneira consciente e segura!
Fontes:
https://canaltech.com.br/ciencia/entendendo-a-loucura-de-quem-acredita-que-a-terra-e-plana-56783/
http://imagenscomentariosfacebook.blogspot.com.br/2013/07/selo-bino-de-cilada.html