Verão na Área: 06 dicas que vão deixar a sua casa mais fresca nessa estação

novembro 24, 2023

O verão está cada dia mais próximo e já é possível começar a sentir alguns sinais da sua presença no nosso dia a dia. As temperaturas começam a aumentar lá fora, e agora, tudo o que queremos é garantir um local fresco e agradável, principalmente nos momentos de lazer e descanso. Existem diversas técnicas capazes de criar um ambiente mais agradável de maneira inteligente. Reunimos algumas dicas práticas para te ajudar a transformar sua casa em um espaço fresco e revigorante durante os dias mais quentes do ano. Confira abaixo:

Evite tecidos com texturas quentes

Os tecidos desempenham um papel vital na regulação da temperatura em casa. Durante o verão, evite tecidos densos ou pesados, pois eles podem reter mais calor e ajudar a elevar a temperatura do ambiente como um todo. Opte por tecidos leves e respiráveis, como algodão, linho, cetim ou seda na hora de colocar toalhas de mesa, almofadas, mantas e até mesmo o jogo de cama. Além disso, considere trocar cortinas pesadas por persianas ou cortinas leves, permitindo a entrada suave de ar fresco e bloqueando o calor excessivo.

Evite cores escuras na decoração

Cores escuras tendem a absorver mais calor, contribuindo para uma sensação de ambiente abafado. Para um ambiente mais fresco, opte por cores claras e tons pastel nas paredes, móveis e acessórios. Essas cores refletem a luz em vez de absorvê-la, mantendo o espaço mais fresco e arejado.

Mantenha a casa sempre ventilada

A ventilação adequada é fundamental para manter uma atmosfera fresca em casa, entretanto, sabemos que em meio à rotina é difícil manter as janelas abertas durante o dia. Por isso, é fundamental que você crie um hábito e uma programação para abrir a casa durante as horas mais frescas do dia, como de manhã cedo e à noite, abra janelas estrategicamente posicionadas para criar correntes de ar. Isso ajuda a circular o ar, removendo o ar quente e trazendo uma brisa revigorante para dentro de casa. Programe-se para deixar o ambiente aberto por pelo menos 30 minutos, enquanto você se arruma para trabalhar ou faz o jantar.

Busque a iluminação ideal

A iluminação pode afetar significativamente a temperatura de um espaço. Por isso, aqui a dica é que você evite lâmpadas incandescentes pois elas geram mais calor. Em vez disso, opte por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e produzem menos calor, além de serem mais sustentáveis. Também lembre-se de manter as cortinas fechadas durante o pico do sol, mantendo os ambientes mais frescos.

Utilize plantas para refrescar o ambiente

As plantas não apenas adicionam beleza aos espaços, mas também podem melhorar a qualidade do ar e refrescar o ambiente. Espécies como aloe vera, samambaias, palmeiras e jasmim-manga são conhecidas por suas propriedades de purificação do ar e por liberarem umidade, ajudando a criar uma atmosfera mais fresca. Que tal apostar em uma delas para decorar e refrescar a sua casa?

Invista em Aromas Frescos

As sensações humanas são altamente complexas e sofrem a interferência de tudo que percebemos ao nosso redor, por isso, o aroma desempenha um papel crucial na percepção da temperatura. Durante o verão, opte por aromas frescos e revigorantes, como limão, lavanda, menta ou eucalipto. Use difusores de óleos essenciais ou velas perfumadas para espalhar esses aromas, proporcionando uma sensação de frescor em toda a casa.

Reduza o uso de eletrônicos desnecessários

Durante os meses de verão, muitos aparelhos eletrônicos geram calor enquanto estão ligados. Reduzir o uso de dispositivos eletrônicos desnecessários não só diminui a temperatura interna, mas também ajuda a economizar energia. Desligue equipamentos que não estão em uso, especialmente aqueles que geram calor, como computadores, carregadores e televisores. Caso a sua casa seja um ambiente bem quente, também vale fazer o uso de eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa e lava-louças durante as horas mais frescas do dia para evitar o acúmulo de calor extra em casa. Ao adotar essas medidas, você não apenas desfruta de um ambiente mais fresco, mas também contribui para um estilo de vida mais sustentável.

Conte com a ajuda do Koerich

Por aqui, a gente sabe que sem sombra de dúvidas, os ventiladores e condicionadores de ar são os maiores aliados dos dias de verão. Por isso, além de separar condições incríveis para você garantir o seu, a gente ainda te conta como utilizá-lo da melhor maneira para garantir frescor e economia no seu dia a dia. Os ventiladores de coluna são uma ótima opção para quem precisa ventilar a casa como um todo, pois podem ser posicionados próximos às janelas, impulsionando a brisa para todo o ambiente, enquanto o ar-condicionado podem contar com modelo inverter, conseguem manter uma a temperatura mais estável, mesmo nos dias mais quentes, garantindo condições ideais no ambiente e economia de até 37% de energia. Clique aqui e aqui para conferir as opções do Koerich com preços imperdíveis. 

Essas são algumas práticas simples mas que tem potencial de transformar o seu ambiente nesse verão. Essas são as dicas do Koerich para você aproveitar ao máximo os dias ensolarados, mantendo sua casa sempre fresca e convidativa.