Técnicas para aliviar o estresse e ansiedade!

abril 13, 2018

É difícil não se afetar com tudo o que acontece no nosso cotidiano, não é mesmo? E o nosso dia-a-dia não é sempre um mar de rosas. Então, é possível que no fim do dia você esteja exausto, irritado, sem vontade de conversar e com muitos pensamentos negativos. Isso se chama estresse!

Existem várias formas de aliviar o estresse e a ansiedade, e você pode encontrar maneiras que facilitem o seu cotidiano, e que alivie as tensões conforme sua flexibilidade de horários e disposição. Muitas vezes, um simples jantar com os amigos pode aliviar o estresse e fazer com que a sua semana seja mais leve. Em outros momentos, pode ser que você precise de maiores doses de atividades para equilibrar o seu corpo.

Para isso, você deve testar o que é melhor para você! Aqui, colocamos algumas dicas para que você possa abraçar melhor o seu corpo e sua mente.

A primeira dica é ligada ao seu corpo:

– Pratique exercícios físicos!

Exercitar o seu corpo, pode fazer com que a sua mente se alivie de tensões, causadas pelo estresse. Além de aumentar a sua disposição durante o dia, você terá menores chances de ter sintomas de ansiedade e estresse a longo prazo.

O exercício físico libera substâncias químicas que proporcionam melhora no humor e agem como analgésicos orgânicos.

A atividade pode ser escolhida por você, a partir de sua disponibilidade: sejam caminhadas, corridas, andar de bicicleta, academia, natação ou até o crossfit que está super na moda, na atualidade.

– Pratique meditação ou mindfulness…

Programe um momento em que você vai fazer nada! Isso mesmo, NADA! Na atualidade, existem muitas técnicas de meditação e elas são muito úteis para liberar a mente e “limpá-la” de pensamentos negativos.

É muito difícil meditar no início, mas com um pouco de persistência diária você conseguirá deixar a mente “zerada”, sem nenhum pensamento. Pode ser, que a atividade não se prolongue por muito tempo, e em alguns minutos você já tenha a necessidade de voltar ao “normal”. Não se desespere! É assim, mesmo. No dia seguinte repita a atividade e assim após uma semana, você já sentirá os benefícios da meditação.

Em um ambiente silencioso, ou com uma música ou som de fundo, feche os olhos em uma posição confortável. Comece a observar o seu corpo, onde estão as dores, onde estão os membros, a temperatura do ar, a sua respiração. Note a respiração e tente aumentar o tempo que o ar permanece nos pulmões. Observe o ar que entra, e o ar que sai de você, sua temperatura, a sensação que este ar lhe oferece. Permaneça neste estado o tempo que lhe for necessário, ou que você conseguir.

É muito importante que ao terminar a atividade, você volte aos pensamentos cotidianos de maneira gradual. Não exija demais de você,somente esteja presente no ato!

– Tenha um diário!

Escreva o que você pensa sobre o mundo, sobre você mesmo, sobre as outras pessoas!

A escrita pode ser utilizada como uma forma de expressão, mas também como uma forma de auto-conhecimento. Tenha um caderno ou uma agenda, em que você escreva frequentemente o que lhe afeta, ou afetou durante o dia. Você pode usar esta ferramenta da maneira que quiser, colorindo, com fotos, com desenhos, citações, letras de músicas, e até receitas. É seu! É sua expressão! É sobre a sua vida! Expresse-se como quiser!

Estas dicas são simples e de graça! Você pode estar irritado, estressado diante de alguma situação, mas lembre-se de que você é a pessoa mais importante para você mesmo. Cuide-se! E procure plantar em si o que gostaria de colher.

Fonte:

https://drjulianopimentel.com.br/artigos/aliviar-o-estresse-ansiedade-passos/

Fontes das imagens:

https://www.dm.com.br/opiniao/2018/02/exercicios-fisicos-e-emagrecimento.html

https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/02/08/a-meditacao-pode-ate-melhorar-a-empatia-mas-nao-nos-torna-pessoas-melhores.htm

https://miscelaneateen.wordpress.com/2015/04/21/como-comecar-a-escrever-um-diario/