Saiba como cuidar do ar-condicionado no inverno

junho 13, 2019

https://comoescolher.com.br/wp-content/uploads/2018/10/ar-condicionado-na-sala.jpg

Muito melhor que os aparelhos com resistências elétricas, o ar-condicionado é ideal para usar no inverno. Existem modelos que aquecem o ambiente deixando muito mais confortável, basta escolher a função split. Para que o seu aparelho tenha um bom funcionamento, você precisa tomar alguns cuidados simples. Descubra a seguir:

Posso usar o ar no inverno?

Ao contrário do que muitos pensam, não causa gripe ou resfriados. O ar-condicionado é super favorável e evita doenças! Ele ajuda a filtrar o ar, eliminando diversas bactérias e vírus deixando o ambiente mais saudável. Ideal é manter no inverno a temperatura em 23ºC (sempre usando um casaquinho ou cobertas).

Ar quente gasta mais energia?

Não! O consumo de energia é o mesmo do modo frio. O que pode alterar é quando o clima está muito quente ou muito frio, assim o aparelho precisa trabalhar mais. Então, evite aumentar demais a temperatura. Tome cuidado com aberturas constantes de janelas e portas. Quando mudar da função resfriar para o aquecer, aguarde no mínimo 3 minutos para ligar novamente.

Quais cuidados devo tomar?

Mantenha as limpezas do filtro de ar em dia e nunca use o aparelho sem ele. Para realizá-la retire sempre da tomada. Use sempre a energia recomendada pelo manual do produto. Jamais utilize adaptadores ou extensões para ligar na rede elétrica! Isso pode causar curto circuito e provocar até mesmo um incêndio.

Gostou das dicas? Tomando esses cuidados, certamente seu ar-condicionado terá uma vida longa resfriando ou aquecendo você e sua família!