Rotas de Verão SC: Praia da Lagoinha do Leste

março 5, 2020

 

https://souesportista.decathlon.com.br/wp-content/uploads/2020/01/1280px-Lagoinha_do_Leste_-_SC.jpg

A Lagoinha do Leste é um dos pontos turísticos mais incríveis da Ilha de Florianópolis. Não faltam motivos para se aventurar neste verdadeiro paraíso. Confira alguns deles!

 

Localizada no Sul da Ilha, chegar até a Lagoinha do Leste pode não ser uma tarefa fácil – mas com toda certeza valerá a pena. É preciso preparo físico para encarar as trilhas com mais de uma hora, ou através do translado de barco. Rodeada por morros, areia branquinha, praia selvagem, em meio mata atlântica, seu mar agitado é perfeito para praticar stand up paddle.

Confira abaixo os caminhos para conhecer esse paraíso:

 

 

Trilha do Pântano do Sul 

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fb/Praia_da_Lagoinha_do_Leste%2C_Florian%C3%B3polis.jpg

 

Um dos caminhos menos longos para a Lagoinha, começa na metade da Rua Manoel Pedro de Oliveira e leva em torno de 1 hora – dependendo do seu preparo físico. Grande parte do percurso é feito em mata fechada, o que ajuda a amenizar o calor. Ao longo do caminho também é possível encontrar córregos com água fresquinha, prepare-se pois os trechos são bem íngremes (não esqueça as garrafas de água e bastante protetor solar).

 

 

Partindo da Praia do Matadeiro

 

https://i.ytimg.com/vi/qzeurqCD5DU/maxresdefault.jpg

 

Levando cerca de 2 horas, o caminho é mais longo – e muito mais bonito. Ela começa na Praia do Matadeiro e segue pelo topo do morro, com paisagens incríveis em toda a extensão. Costeando o caminho entre as duas praias, você precisa seguir o caminho demarcado no chão. Algumas pessoas indicam que essa trilha seja feita com um guia, ou alguém que já conheça o trajeto.

 

 

Morro da Coroa 

 

https://s1.wklcdn.com/image_84/2539048/15567136/9704710Master.jpg

Se você não é adepto das trilhas, não se preocupe! Durante o verão os barqueiros fazem transporte a partir da Praia do Pântano do Sul ou Praia da Armação. Na imagem acima você pode ver o Morro da Coroa, para chegar no local é preciso quase uma escalada – o trajeto é íngreme, sendo necessário usar as mãos e os pés. A subida leva em torno de 1 hora, mas também é possível ir e voltar pelo Pântano do Sul.

Praia da Lagoinha do Leste

https://miro.medium.com/max/8064/1*ee9lePEzKP9_yYLhWP9kEw.jpeg

 

 

Praia extensa e areia branquinha, assim é a paradisíaca praia da Lagoinha do Leste. A temperatura da água é fria e o mar geralmente agitado. Lembre-se: é muito importante saber nada, caso o contrário não se arrisque se estiver revolto. Atenção com as correntes de retorno!

 

 

A Lagoa

https://mapio.net/images-p/13595759.jpg

 

Com incríveis dunas ao seu redor, a Lagoa da Lagoinha do Leste é ótima para relaxar. Sua água possui temperatura agradável e não é muito profunda.

 

Gostou? Então prepare a mochila, tênis próprio para trilhas, seu lanche, protetor solar e muita água para encarar essa belíssima aventura! Aproveite e compartilhe nossas dicas com seus amigos e familiares nas redes sociais.