A Psicologia Das Cores na Decoração da Sua Casa

julho 24, 2021

Você já se sentiu mais tenso, ou até mesmo mais tranquilo ao entrar em um ambiente? Essa é uma sensação normal e muitas vezes se deve às cores que estão compondo o espaço. Quando adentramos mais a fundo no assunto, começamos a entender os efeitos da psicologia das cores nas pessoas, por isso, quando decoramos um ambiente, devemos tomar um certo cuidado com as emoções que queremos que ele transmita.

Quando bem aplicada em um ambiente, cada cor traz efeitos muito positivos no estado emocional. As cores que utilizamos na decoração dos espaços desempenham um papel fundamental na criação de uma atmosfera do local. Assim, você consegue trabalhar bem o objetivo de cada lugar, seja ele relaxar, estudar ou fazer tarefas rotineiras, há uma cor que vai ao encontro do que você procura.

 Preparamos uma lista de como cada cor impacta nas suas emoções e qual é a melhor maneira de aproveitar o melhor de cada uma em seu espaço, neste artigo. Confira:

 

Amarelo para despertar o estímulo 

A cor amarela é sinônimo de energia, o amarelo desperta sensações estimulantes e otimistas dentro dos ambientes. A cor é quente e além de iluminar o ambiente, traz mais vivacidade e estímulos criativos ao cérebro.

Estante Book Amarelo Artely

 

Azul para o equilíbrio emocional 

Já o azul é uma cor que transmite serenidade, tem o poder de transmitir calma e deixar o emocional equilibrado. Ao transmitir sobriedade, a cor ajuda a criar a ilusão de amplitude nos espaços menores trazendo também uma iluminação mais branda.

 Sofá Retrátil Reclinável 238cm

 

Verde para a sensação de bem-estar

 A cor verde é comumente associada à natureza, e de fato ela remete a um ar mais fresco. Essa sensação de bem-estar também está ligada à esperança, saúde, tranquilidade e a criatividade. De acordo com a psicologia das cores, essa cor tem o poder de melhorar a nossa concentração, o nosso equilíbrio e também atua no relaxamento. A cor é atemporal e é uma boa escolha para ambientes como home office, quarto e até mesmo sala de estar.

Sofá Ícaro 240cm

 

 

Rosa para estimular a criação

O rosa é uma cor que estimula a criatividade, além de trazer uma ótima energia ao ambiente, remetendo a vitalidade e ânimo. Essa é uma excelente razão para a cor se sair tão bem em quartos infantis e áreas kids.

Poltrona Bruna Veludo Turkey Rosa

 

Cinza para acalmar

O cinza é uma cor que transmite sobriedade, deixando o ambiente mais calmo e sereno. A cor é coringa, se adaptando muito bem com as outras cores e criando inclusive ambientes monocromáticos muito bonitos. Então se você busca um local para desacelerar depois da correria do dia a dia, essa é uma ótima cor para associar.

Poltrona Afrodite Couríssimo Cinza

 

Laranja para animar o ambiente

A cor laranja é uma cor quente e vibrante e esse é o principal estímulo que ela provoca no cérebro humano. Essa cor transmite agitação e criatividade. Além de ser extremamente vibrante, só tome cuidado para utilizá-la na medida certa, caso contrário a animação do ambiente ficará nas alturas.

Vaso de Decorativo Suspenso de Porcelana Laranja

 

Essas são algumas das cores que você pode ter na decoração da sua casa. Quer se inspirar ainda mais?
Acesse o site e confira a diversidade de cores dos móveis e decorações disponíveis no Koerich.