Praias da Grande Florianópolis para visitar nas férias

janeiro 15, 2017

Florianópolis conta com inúmeras praias localizadas ao Sul, Norte e Leste da Ilha. O grande número de alternativas permite escolher uma opção que mais se encaixa no estilo do visitante ou turista que quer passear pela Ilha e desfrutar um pouquinho do sol, do mar cristalino e de todo o seu encanto.

 

Além das belezas naturais, a Ilha de Florianópolis conta, também, com uma diversificada infraestrutura para atender, com total conforto e segurança, todos que visitam suas praias e belezas naturais. A hospedagem é variada com ampla rede e hotéis – para todos os gostos e bolsos! –, além de opções de aluguel de casas e charmosos bangalôs.

 

A diversidade gastronômica é outro ponto marcante. Quem visita Florianópolis não tem como deixar de experimentar todos os sabores do mar e conhecer os pratos típicos carregados com a tradição dos imigrantes açorianos.

 

Confira, abaixo, a lista com as praias da Grande Florianópolis para visitar nas férias e… bom passeio!

 

LESTE DA ILHA

As praias no Leste da Ilha começam na Lagoa da Conceição, um lindíssimo cartão postal, parada obrigatória para quem visita Florianópolis. No topo do morro, o Mirante Manoel de Menezes permite apreciar os encantos do local. No Centrinho da Lagoa, por sua vez, tem-se inúmeros bares e restaurantes. Nas Rendeiras, principal avenida da lagoa, você aprecia o trabalho das famosas rendeiras da Ilha, os vários restaurantes especializados em frutos do mar e as dunas que se estendem até a Praia da Joaquina.

Galheta

Fique à vontade para praticar nudismo na Praia da Galheta, no entanto, não se surpreenda com o maior número de interessados no mar azul e na exuberância da paisagem do que em, propriamente, tirar a roupa. A praia fica localizada dentro de um parque estadual e seu acesso acontece através de caminhada por 10 minutos em uma trilha a partir do canto esquerdo da Praia Mole.

Praia da Galheta.

Praia da Galheta.

 

Joaquina

A Praia da Joaquina é considerada o “santuário dos surfistas” devido às ótimas ondas e, inclusive, tornando-se palco de circuitos nacionais e internacionais de surf.

Praia da Joaquina.

Praia da Joaquina.

 

Moçambique

Praia selvagem localizada em uma reserva ambiental e muito procurada pelos surfistas. Está cercada totalmente pela natureza e, portanto, longe de opções de hotéis, bares e restaurantes. É uma ótima opção para quem quer fugir do agito e curtir a natureza.

Praia de Moçambique.

Praia de Moçambique.

 

Mole

O mar da Praia Mole não é nada calmo – ótimo para a prática do surf! – e, portanto, não serve para as crianças. A areia, muito fofa, dificulta a caminhada. O lugar tem poucas construções à vista e muitos bares com gente jovem circulando durante todo o dia. Possui uma variedade de hospedagens com hotéis, cabanas e lindos bangalôs. É importante estar preparado para o trânsito intenso de carros no verão e nos dias quentes fora da temporada.

Praia Mole.

Praia Mole.

 

Prainha da Barra da Lagoa

A Prainha da Barra da Lagoa é repleta de pescadores e, justamente por este motivo, dispõe de inúmeros restaurantes especializados em frutos do mar. É conhecida também por ser boa para a prática do surf, principalmente para os que estão começando a pegar as primeiras ondas.

Prainha da Barra da Lagoa.

Prainha da Barra da Lagoa.

 

SUL DA ILHA

 

As praias do Sul da Ilha traduzem a vida simples dos pescadores e são verdadeiros paraísos da natureza. Nesta região estão localizadas as praias preferidas dos surfistas como, por exemplo, Campeche, com seus longos trechos de areias brancas.

 

Lagoinha do Leste

Praia totalmente selvagem e de difícil acesso. Assim, escolher entre as duas opções não é tarefa das mais fáceis: 1) trilha íngreme que sai antes de Pântano do Sul (leva 45 minutos) ou 2) trilha plana que sai de Matadeiro e contorna o costão (leva 3 horas). Na alta temporada tem-se, no entanto, a opção de barqueiros com transporte das praias do Pântano do Sul e Matadeiro.

Praia Lagoinha do Leste.

Praia Lagoinha do Leste.

 

Matadeiro

A Praia do Matadeiro – o nome é herança da época em que se fazia caça de baleias – é frequentada por surfistas “manezinhos”. Longe da urbanização, a praia tem aspecto mais selvagem e possui, inclusive, uma trilha para a Lagoinha do Leste.

Praia do Matadeiro.

Praia do Matadeiro.

 

Campeche

A Praia do Campeche é a continuação da Praia da Joaquina, mas com acesso mais fácil pelas estradas do sul da Ilha. Conta com longos trechos de areia branca e boas ondas durante quase todo o dia. É uma ótima opção para quem não quer enfrentar o trânsito para o Norte e o leste da Ilha.

Praia do Campeche.

Praia do Campeche.

 

Ilha do Campeche

Trilhas ecológicas e inscrições rupestres são seus maiores atrativos. Possui areia branquíssima e água transparente e a paisagem – onde aportam os barcos – é lindíssima.

 

O Sul da Ilha conta, ainda, com o Morro das Pedras, o Pântano do Sul, a Praia dos Açores, da Armação, da Solidão, do Saquinho, Naufragados, Ribeirão da Ilha e Tapera.

 

NORTE DA ILHA

 

As praias do Norte da Ilha são as mais desenvolvidas quanto à infraestrutura – hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas.

 

Canasvieiras

Sem dúvida, uma das praias mais populosas e movimentadas da ilha. Os turistas – famílias inteiras! – adoram suas águas quentes e tranquilas. Canasvieiras é como uma cidade independente e tem de tudo para quem deseja desfrutar 100% das férias com total conforto.

Praia de Canasvieiras.

Praia de Canasvieiras.

 

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é repleta de dunas que propiciam a prática do sandboard. Possui boa quantidade de bares e restaurantes. Na alta temporada recebe muitos turistas, principalmente argentinos. Surfistas se concentram ao lado esquerdo onde as ondas são mais fortes. O lado direito, menos movimentado, é ótimo para quem gosta de fazer caminhadas.

Praia dos Ingleses.

Praia dos Ingleses.

 

Jurerê

A praia conta com o Jurerê Internacional, um dos condomínios para charmosos da ilha. A faixa de areia é estreita e o mar é calmo. A praia possui muitos restaurantes e tendas que alugam cadeiras e vendem bebidas e lanches. A hospedagem é bem diversificada com ótimos hotéis e pousadas.

Praia de Jurerê.

Praia de Jurerê.

 

Daniela

Se você quer uma praia sossegada e familiar, a Praia da Daniela é uma boa alternativa. A faixa de areia é estreita e o mar é calmo e cristalino, ideal para as crianças pequenas. A praia conta com muitas opções de hospedagem, incluindo casas de veraneio e pousadas.

Praia da Daniela.

Praia da Daniela.

 

Lagoinha

Com faixa de areia larga e mar calmo, a Praia da Lagoinha é ótima para levar as crianças. O movimento de pessoas é menor se comparado às outras praias voltadas para o Norte e a orla é ocupada por construções baixas, o que possibilita ver os morros recobertos de verde. Para se hospedar há boas opções de hotéis e pousadas.

Praia da Lagoinha.

Praia da Lagoinha.

 

Brava

A Praia Brava concentra as águas quentes do Norte da Ilha e ondas do mar aberto. É uma das melhores praias para a prática do surf na ilha. É uma praia urbanizada com prédios baixos.

Praia Brava.

Praia Brava.

 

Ao Norte da Ilha há, ainda, outras opções interessantes como, por exemplo, Cachoeira do Bom Jesus, Cacupé, Ponta das Canas, Praia do Forte, do Santinho, de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.

 

Fonte:

Viaje na Viagem – 10 praias em Floripa

Guia Floripa – Praias

Loucos por Praias – Praias de Florianópolis

Melhores Destinos – Praias de Florianópolis

Viagem e Turismo – As 12 melhores e mais belas praias de Santa Catarina

 

Fonte: Imagens

Loucos por Praias – Praias de Florianópolis