Ouça a sua avó: 5 ervas medicinais que você precisa ter em casa!

julho 27, 2018

Qual vó não tem um local da cozinha cheio de ervas frescas, secas e plantas medicinais em casa? A farmacinha natural da família previne muitas doenças e em diversos casos as trata! Depois de ler este post, garanto que você sairá correndo atrás de uma loja de produtos naturais.

Se você pretende comprar alguma destas plantas secas, é importante ressaltar que adquirir um produto natural a granel é sempre melhor do que pronto ou embalado. A diferença é que a planta a granel está sempre em melhores condições do que o produto embalado, por conta da validade. Neste caso, opte por ter um local em sua cozinha que comporte potes e se necessário coloque etiquetas que os identifique.

Sempre importante lembrar que nenhum tratamento com ervas substitui uma visita ao seu médico e as instruções e medicamentos que o profissional da saúde lhe der!

Camomila:

A camomila é uma linda! Pode ser usada para quase tudo: desde banhos, compressas, chás, infusões, banhos de assento, entre outras técnicas.

Se você estiver estressado, cansado, irritado, a camomila é ótima para apaziguar seu coraçãozinho! Podendo ser administrada em crianças e bebês, acalma de forma delicada as emoções.

É ótima para fazer banhos: acalma coceiras, irritações da pele, e além disso pode ser ótima para lavar os cabelos.

Pode ser utilizada em banhos de banheira, de assento, escalda pés ou mesmo como chá quente ou gelado. Simplesmente não há contraindicações para o uso da camomila. Além disso é muito fácil de plantar!

É uma lindinha, né?

Macela:

A macela é ótima digestiva, sendo indicada para azias, dores estomacais, prisões de ventre, gastrite ou mesmo para infusão pós-refeições. É muito fácil de encontrar, e é uma das ervas que você pode ser sempre em sua farmácia natural.

Não é indicada para grávidas, por provocar contrações uterinas, e diabéticos, pelo seu efeito hipoglicemiante. Nestes casos, é necessário fazer uso com acompanhamento médico.

Boldo:

Outra erva que você deve ter em casa, é o boldo. Ele é ótimo para a digestão e para diminuir o sintoma de enjoo. É ótimo para o funcionamento do fígado e para aliviar os gases intestinais. Neste caso, o chá de boldo é sempre uma ótima opção para aquele dia de ressaca de bebidas ou comidas.

É contraindicado a grávidas e lactantes.

Gengibre:

O gengibre é ótimo para o inverno: acelera o metabolismo, aquecendo o corpo com maior rapidez. Desta forma, uma decocção de gengibre pode ser muito útil em noites frias. O chá com gengibre pode ser usado para dores de garganta e no trato respiratório, por sua natureza refrescante. No verão, você pode fazer um chá de gengibre, adicionar outras ervas a seu gosto, e colocar para gelar.

Muitas pessoas usam o gengibre em receitas de massas com cogumelos, acentuando o gosto dos ingredientes. É muito utilizado na culinária asiática!

Tanchagem:

A tanchagem é ótima para o sistema imunológico, é antibactericida e antifúgica. Sua infusão pode ser utilizada para beber como forma de aumentar a imunidade, ou como banhos e compressas.

É muito utilizada na ginecologia natural, para mulheres que tem crises de cândida. Assim, a infusão da planta, é ótima para regular o PH das partes íntimas das mulheres.

Como compressa, pode ser colocada sob queimaduras, cortes, assaduras e pele com acne.

Texto de Silvia Lazzaretti

Fontes:

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/4867-tanchagem

https://www.naturalcura.com.br/beneficios-do-gengibre/

https://cursosonline.site/cha-de-boldo-para-que-serve/

http://www.asplantasmedicinais.com/macela-cha-para-que-serve.html

https://www.naturalcura.com.br/beneficios-do-cha-de-camomila/