Central de Atendimento

Guia prático: como escolher o melhor sofá para a sua sala

Confira 6 dicas práticas para fazer a melhor escolha para a sua sala de estar

O sofá é um dos grandes protagonistas da sala de estar, ocupando um lugar de destaque na mobília da casa. Esse é um móvel versátil, que pode servir tanto para acomodar os amigos e a família no momento da visita ou na hora de assistir TV, quanto cumprir a função de cama para eventuais hóspedes. O sofá também cumpre bem a função de delimitar o espaço no ambiente, sendo base para o posicionamento dos demais móveis como mesas de centro, tapetes e poltronas. Escolher a melhor opção para a sua casa nem sempre é uma tarefa fácil, visto que existem no mercado diversas opções, com diferentes formatos, tamanhos, cores e materiais. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas fundamentais na hora de fazer a sua escolha. Confira abaixo:

 

1 – Determine o local ideal para o seu sofá 

 

Para que o seu sofá fique perfeitamente encaixado na sua sala, é fundamental que você defina previamente o espaço que acomodará o móvel. Isso porque o ambiente vai influenciar diretamente no tipo de sofá, afetando questões como formato e tamanho. Por exemplo, salas pequenas necessitam de sofás menores e muitas vezes não dispõem de largura suficiente para os modelos retrátil. Já para as salas angulosas, muitas vezes os sofás de canto são a melhor alternativa.

 

Sofá de Canto Retrátil/Reclinável Firenze 246x210cm Veludo Slim

Sofá San Diego 2 Lugares 150cm Couro Sintético Azul

2 – Escolha o modelo de sofá baseado na utilidade

 

Outro fator que você precisa ter claro na sua mente, são as funções que você espera que o seu novo sofá execute. Por exemplo, um modelo de sofá retrátil ou reclinável traz a vantagem de poder se adaptar às suas necessidades do momento, ou seja, reclinar quando quiser relaxar com mais conforto, esticando as pernas ou deitando para tirar um cochilo. Já o sofá fixo é uma opção mais tradicional, que se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente, independente do tamanho. O sofá-cama, por sua vez, pode se tornar um grande aliado de quem mora em casa ou apartamento com pouco espaço ou menos cômodos, acomodando os visitantes com qualidade e conforto.

 

Sofá Cama Pamela 208cm com Baú Veludo Cinza

Sofá Argos 225cm Linho 2074 Cinza Claro

3 – Sempre determine o tamanho do sofá antes da compra

 

O tamanho do sofá vai ser determinado pelo espaço disponível no seu ambiente. Por isso, medir o espaço disponível no cômodo é essencial. Uma dica bacana é que você desenhe uma espécie de planta baixa, para ter uma noção exata do posicionamento e da disposição do móvel. Considere um mínimo de 60 cm livre de cada lado do sofá, além do espaço de circulação entre os outros móveis, como poltronas, mesas de centro e de canto. 

 

Sofá Milão 160cm Veludo Liso Bege

Sofá Retrátil Reclinável Only 285cm Veludo 8278 Cinza

4 – Atente-se a densidade da espuma

 

Considerar o peso de que vai utilizar o sofá com mais frequência, é um dos principais pontos para escolher uma boa espuma. Os assentos mais estruturados costumam utilizar espumas entre D26 e D33, que são capazes de oferecer maior firmeza e conforto. 

 

Sofá 3 Lugares Milão Suede Marrom

Sofá Retrátil Reclinável Premiatto 294cm 1758 Veludo 9210 Marrom Claro

5 – Tenha a cor do tecido em mente

 

A cor do tecido que reveste o sofá é importante para que ele componha a decoração do ambiente de forma adequada e combine com o resto dos móveis. Mas, esse fator também depende do destaque que você gostaria de dar à peça, por exemplo, salas onde o sofá é a grande atração, podem contar com cores mais vibrantes. Já para os ambientes mais clean, manter o tom com cores sóbrias é essencial. Lembre-se que cores escuras, por exemplo, podem esconder melhor a sujeira e eventuais manchas, sendo mais indicadas para quem tem crianças e animais de estimação em casa. 

 

Sofá-cama 2 Lugares Drika Penna 377 Vermelho Matrix

Sofá Retrátil Reclinável Premiatto 294cm 1758 Veludo 9204 Cinza

6 – Defina o seu orçamento

 

Por último, mas não menos importante. Para facilitar a sua compra, é recomendado que você possua um orçamento já em mente, ou pelo menos tenha alguma ideia do valor disponível para a compra. Os sofá possuem infinitas opções de modelos e preços. Se o orçamento é apertado, procure por modelos simples, de linhas retas e proporções equilibradas.
Essas são as dicas do Koerich para te ajudar a escolher o sofá perfeito para a sua sala em poucos passos. Fácil né? Mas se pintar uma dúvida, lembre-se que nosso time está sempre ao seu dispor para ajudar nas mais diversas questões. Pensou móveis? Pensou Koerich, a número 1 em móveis.