Forno a Gás ou Forno Elétrico: descubra qual a melhor opção para você

julho 8, 2022

O forno tornou- se um grande aliado das pessoas que gostam de cozinhar as mais diversas receitas, auxiliando os cozinheiros de plantão com funções como banho maria, cozimento lento, gratinar, dourar. Mas também, é indispensável para aqueles que são adeptos aos pratos congelados, sendo capaz de assar ou esquentar o alimento sem modificar a sua consistência. Assim, o forno é capaz de realçar sabores com funções um pouco diferentes do microondas. 

 

Atualmente, os maiores destaques do mercado ficam pelos segmentos de fornos a gás e elétricos que podem ser encontrados nos modelos portáteis, anexos ao fogão e até mesmo de embutir, mas afinal, o que levar em consideração na hora de escolher entre eles? Mantenha a calma! A gente te ajuda.

 

Fogão 5 Bocas Mueller Piacere Vetro Mesa de Vidro

Fogão de Embutir 4 Bocas Glass

Uma dica básica é levar em consideração que: as pessoas que utilizam o forno diariamente costumam preferir os fornos a gás, enquanto aquelas que assam mais de um alimento ao mesmo tempo, costumam priorizar os modelos elétricos. Mas, na hora de fazer a sua escolha, existem outros pontos que devem ser considerados para garantir a opção perfeita para a sua casa. Confira abaixo: 

 

Vantagens do forno elétrico

 

O forno elétrico se destaca no quesito estética, sendo super moderno e sofisticado, possibilitando inúmeras combinações de estilo e decoração para a sua cozinha. Outras vantagens são: 

 

1.Ele é super preciso no controle da temperatura;

2.Permite assar diferentes pratos ao mesmo tempo;

3.Nos modelos com ventoinha, a temperatura é distribuída de maneira mais uniforme;

4.É capaz de desligar automaticamente e após ser desligado, mantém o calor por um bom período de tempo;

5.Utiliza apenas a energia elétrica;

6.Possui a função grill;

7.É mais fácil de limpar.

 

Forno Elétrico Mueller 44 Litros Sonetto Grill

Forno Elétrico Fischer 44 Litros Fit Line Embutir

Forno Elétrico Brastemp 84 Litros Embutir

Vantagens do forno a gás

 

Esse é o eletrodoméstico tradicional, que já ganhou o coração de milhares de pessoas e mostrou que veio para ficar. Confira um pouco mais sobre as vantagens dele:

  • Os modelos a gás contam com um ótimo custo-benefício;
  • Gastam menos energia elétrica;
  • Tem um maior espaço interno que permite assar pratos grandes para toda a família;
  • É ideal para receitas de longo tempo de preparo;
  • Conta com um sabor ainda mais especial concedido aos pratos.

 

Forno a Gás 90 Litros Embutir Semplice

Forno a Gás 50 Litros de Embutir Cristallo

Mas afinal, como escolher entre os modelos portáteis, junto ao fogão e de embutir?

 

Esse é outro ponto bem importante na hora de realizar a sua escolha, pois aqui, você deve considerar também alguns fatores estruturais da sua casa. Dá uma olhadinha em quando cada modelo é indicado.

 

Modelos Portáteis: para quem não dispõe de muito espaço e não costuma usar o forno para o preparo de grandes refeições. Esse modelo é mais fácil de instalar e de realizar a troca de lugar, especial no caso dos fornos elétricos. 

Modelos anexos ao Fogão: essa é outra opção para quem quer otimizar espaço, porém oferecendo soluções capazes de preparar receitas maiores, para toda a família. O Forno anexo ao fogão também leva vantagem na instalação com relação aos fornos embutidos, podendo ser facilmente encaixados na sua cozinha. Mas atenção, não é possível ficar movimentando esse aparelho para fazer a troca de posição. Então, já tenha em mente o lugar ideal onde irá posicioná-lo antes de realizar a compra.

 

Modelos embutidos: esses costumam ser os modelos mais procurados pelas pessoas que apostam em uma cozinha organizada e até mesmo planejada. Os modelos são elegantes e ao serem embutidos, economizam um bom espaço na bancada. Um diferencial desse modelo em relação aos modelos portáteis e anexos ao fogão, é que ele pode ser encontrado em tamanhos grandes e pequenos, além de poder ser posicionado no local de sua preferência, não sendo obrigatório estar abaixo do cooktop. 

 

Para todos os modelos, é fundamental que você verifique a estrutura da sua cozinha, tanto em relação ao tamanho, quanto em relação aos suprimentos necessários para o funcionamento do produto. Por exemplo, para os elétricos, sendo portáteis, de embutir ou junto ao fogão, é importante verificar a capacidade do quadro de energia, se há disjuntor independente e a fiação necessária. Já para os modelos a gás, é preciso checar a estrutura de fornecimento de gás, seja o botijão ou o gás encanado. Observe as opções de tamanho e sempre dê preferência pelos modelos que respeitam o seu espaço disponível, assim, você não coloca a sua segurança em risco e nem o desempenho do aparelho.
Aqui no Koerich, você encontra a opção perfeita para a sua casa, seja com os modelos a gás ou elétricos. Precisa de uma ajudinha? Passe em uma de nossas lojas ou acesse nosso site e confira as dezenas de opções disponíveis para você.