FGTS: Saiba como funciona o Saque Emergencial

julho 16, 2020

Disponível desde o final de junho de 2020, muitas dúvidas cercam o tema: quem tem direito ao benefício? Como consultar valores e datas de recebimento? No post de hoje, vamos esclarecê-las.

 

 

O momento de pandemia que estamos vivendo trouxe diversas incertezas e dificuldades para grande parte da população brasileira. Houve um abalo financeiro para aqueles que perderam seus empregos, profissionais liberais que estão impossibilitados de trabalhar, deixando diversas famílias sem renda ou com o orçamento apertado. Por isso, o Governo Federal liberou, além do Auxílio Emergencial, o Saque Emergencial do FGTS. Essa medida busca atenuar a crise causada pelo coronavírus, auxiliando tanto empregados quanto desempregados nesse momento.

Entretanto, as grandes dúvidas são: quem tem direito ao saque e como realizá-lo? Quais são as datas e valores de recebimento? A seguir, explicaremos melhor como funciona essa medida governamental e esclareceremos algumas dessas dúvidas para você, confira:

O que é o FGTS?

O FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Foi instituído em 1966, a fim de assegurar os funcionários demitidos sem justa causa. É um fundo de garantia para onde se destina uma porcentagem do salário do trabalhador todos os meses. Esse fundo fica armazenado em uma conta na Caixa Econômica Federal e pode ser sacado quando o funcionário é demitido sem justa causa, ao se aposentar, na transação da compra de uma casa própria, ou no caso de fechamento da empresa empregadora ou rescisão de contrato em comum acordo entre empregado e empregador.

O que é o Saque Emergencial do FGTS?

O Saque Emergencial é uma medida criada pelo Governo Federal para atenuar a crise causada pela pandemia. O crédito é disponibilizado para os trabalhadores com contas ativas e inativas no FGTS, chegando ao valor de até R$1.045,00, por meio de uma Poupança Social Digital, acessível pelo aplicativo CAIXA Tem.

Estes créditos começaram a ser disponibilizados no dia 29 de junho de 2020, seguindo o mês de nascimento do trabalhador, conforme calendário abaixo:

Calendário de pagamento do Saque Emergencial do FGTS

 

Como consultar o valor?

O valor e a data de recebimento podem ser consultados nos seguintes canais:

– Aplicativo FGTS (Clique aqui para baixar iOS) (Clique aqui para baixar Android)
– Site FGTS
-Central telefônica CAIXA 111, opção 2
-Internet Banking

Sobre o aplicativo CAIXA Tem:

 

 

Os valores serão depositados exclusivamente por meio de crédito em uma Poupança Social Digital. A movimentação dos valores poderá ser realizada através do aplicativo CAIXA Tem, evitando a movimentação das pessoas até agências.

Clique aqui para baixar o aplicativo CAIXA Tem para iOS

Clique aqui para baixar o aplicativo CAIXA Tem para Android

Pelo aplicativo é possível pagar contas e boletos, utilizar o cartão de débito virtual e o QR Code para pagar compras em supermercados, farmácias, padarias e outros estabelecimentos credenciados (as Lojas Koerich aceitam esse método de pagamento).

Após a data de disponibilização para saque ou transferência, é possível transferir o valor para outras contas de outros bancos, sem taxas e realizar saques em espécie nos terminais de autoatendimento CAIXA ou em casas lotéricas.

O valor do Saque Emergencial permanece disponível até o dia 31 de dezembro de 2020. Caso não haja movimentação na Poupança Social Digital até o dia 30/11/2020, os valores retornarão à conta FGTS do trabalhador, devidamente corrigidos.

A partir de julho, as Lojas Koerich passaram a aceitar como método de pagamento o aplicativo CAIXA Tem, facilitando ainda mais a vida da nossa gente! Você pode conferir as ofertas em nosso site e aproveitar na loja Koerich do seu bairro.

Pode contar com a gente.