Dicas práticas para começar a fazer a sua própria horta

julho 20, 2018

Você já comeu um alimento de sua própria horta? Se não, vale a pena experimentar! Os alimentos plantados por nós mesmos tem um gosto especial. Além de obter uma alimentação mais saudável, você terá a possibilidade de mexer na terra, plantar sementes e criar locais com criatividade e também aliviar o estresse da vida cotidiana.

Você pode dizer: “Mas como farei uma horta? Moro em prédio/apartamento/casa pequena!”. Acompanhe este post, e você verá que nada disso impede a construção de uma horta urbana.

O local:

Você pode dar início a sua horta, em uma praça abandonada, por exemplo, ou num terraço de seu prédio, ou até mesmo em sua varanda. Em apartamentos sem varanda, você pode plantar suas hortaliças em vasinhos em alguma parede do lar. É necessário lembrar que o local deve ter sol, por pelo menos duas horas diárias. Não se esqueça de regar as plantas pelo menos uma vez ao dia, caso não haja chuvas no local.

horta vertical, feita com garrafas pet e canos.

Caso o local que você escolha, já tenha terra, como por exemplo, uma praça abandonada, é importante verificar a fertilidade da terra. Em alguns locais a céu aberto com alguma terra, é possível haver algumas plantas no solo. Porém ainda assim, é necessário enriquecer este solo, para obter o melhor benefício para suas plantas.

Neste caso, evite adubos solúveis, como NPK. Estes fertilizantes fazem com que a terra perda seu potencial ao longo do tempo, além disso, seus produtos não serão tão saudáveis. Desta forma, o mais interessante é fazer uma compoteira comunitária.

Composteira:

Para fazer uma composteira, você precisará de folhas secas, folhas verdes e lixo orgânico (não deve haver fezes de animais, papel higiênico, comidas cozidas etc.Considere lixo orgânico cascas de frutas e legumes).

Cave um buraco na terra e neste buraco faça camadas de compostagem: Primeira de folhas verdes, segunda de folhas secas, terceira de lixo orgânico e então finalize com folhas secas.

Sempre que você for adicionar mais lixo na composteira, é necessário retirar a última camada de folhas secas e colocar o composto orgânico lá.

Depois de uma semana, mexa a matéria da composteira e comece tudo novamente. Este produto da composteira serve como aditivo fértil natural para a terra, e você pode utilizar para a sua horta.

Fontes:

https://www.ecycle.com.br/5688-horta-urbana

https://consincons.wordpress.com/2015/11/09/minha-primeira-horta-como-fiz-minha-composteira-de-chao/