Durante o inverno, ficamos mais tempo no chuveiro quentinho e deixamos as janelas fechadas para evitar a circulação de ar frio. Mas, tudo isso pode ser prejudicial para a sua casa e saúde. A umidade é um grande convite ao mofo, ácaros e fungos (podendo desencadear alergias), além das indesejáveis manchas nas paredes, infiltrações.
Confira nossas dicas infalíveis para eliminar o mofo da casa e livre-se de vez de todos esses efeitos desagradáveis:
Ambiente arejado
Limpe ao menos uma vez por semana as áreas que podem servir de moradia. Atenção para os guarda-roupas: abra portas, gavetas e permita a circulação de ar. Isso vai evitar a proliferação dos fungos. Organize e limpe com cuidado! Existem diversos produtos no mercado específicos para esse tipo de ação.
Esponja de lavar louça
Como a esponja de lavar louça está quase sempre molhada, ela é o lugar perfeito para os micro-organismos. Para evitar, limpe diariamente fervendo no microondas de 3 a 5 minutos. Você pode também envolver em um papel toalha e deixar 2 minutos. Lembre-se: as esponjas devem ser trocadas toda semana.
Limpeza caseira
Para facilitar a limpeza, é possível usar uma mistura de bicarbonato de sódio e água com pulverizador. Espalhe nas áreas mais afetadas e deixe agir por no mínimo 10 minutos. Em seguida, passe um pano para retirar os resíduos da solução.
Vinagre
O vinagre além de ser usado na cozinha, possui muitos outros benefícios. Repleto de substâncias antifúngicas, basta borrifar na área que deseja limpar e deixar algumas horas. Ele remove com facilidade os fungos e bactérias.
Água sanitária
Para ser usado em casos extremos, onde o mofo já pode ser visto através de manchas e bolor. Use água sanitária diluída em 1l de água e deixe sobre as manchas por 30 minutos, retire o excesso com esponja.
Giz
Faça saquinhos de tule com bolinhas de cedro ou giz, eles irão retirar a umidade do local. Quando o cedro estiver molhado, basta colocar no sol para secar e usar novamente. O giz ficará úmido, esse é o sinal de que está na hora de fazer um novo saquinho.
Encanamentos
Quando as paredes estão com manchas escuras, teto do banheiro e pinturas descascadas é porque algo está errado. Os encanamentos e tubulações podem estar com problemas: vazamentos, falhas na impermeabilização ou infiltrações. É fundamental escolher de um profissional especializado para verificar e solucionar a situação.
Gostou? Siga nossas dicas e mantenha sua casa sempre arejadas para evitar que o problema apareça. Aproveite e compartilhe com os amigos nas redes sociais!