Cooktop a Gás ou Indução: Qual Escolher?

agosto 20, 2021

Os cooktops vem ganhando mais espaço na cozinha brasileira a cada dia que passa, se tornando um item indispensável, que se encaixa perfeitamente na arquitetura das casas e apartamentos. Antes de te falar as diferenças entre eles, é importante frisar que não existe o melhor ou pior produto, então a sua escolha deverá ser feita de acordo com aquele que melhor se adapta ao seu dia a dia. 

Cooktop a Gás

Esse é o modelo mais tradicional e o seu funcionamento se assemelha muito ao do fogão convencional. O seu abastecimento é através do famoso gás de cozinha (GLP) ou pelo gás natural (GN), afinal, é assim que ele produzirá a chama para cozinhar os alimentos. 

Uma vantagem desse aparelho em relação ao cooktop por indução é que ele só utiliza eletricidade no momento de acender a chama, por essa razão ele se torna mais econômico e não causa impactos na sua conta de luz. Outro ponto positivo é que nesse estilo de cooktop você pode utilizar qualquer tipo de panela no momento de ir ao fogo, não há restrições. Por tanto, o investimento nesse produto será menor, visto que você poderá continuar usando as panelas que você já tem. 

Aqui no Koerich você pode encontrar o cooktop a gás ideal para a sua casa, são diversas disposições de bocas, diferentes cores e até mesmo opções de tripla chama, para acelerar a cocção dos alimentos e tornar o seu dia a dia mais prático. 

Cooktop 4 Bocas Fischer Vidro Branco

Cooktop 5 Bocas Fischer

Cooktop por Indução

Os cooktops por indução ainda são novidade em muitos lugares, fazendo com que muitas pessoas se questionem se vale a pena optar por esse modelo. Esse modelo de cooktop possui uma tecnologia que transfere o calor direto para a panela fazendo com que não se desperdice energia elétrica além de evitar queimaduras, uma vez que somente a panela esquenta. Mas é importante ressaltar que para isso, o fundo da panela precisa ser de materiais específicos como aço inox ou ferro fundido. Apesar de menos econômico, o cooktop por indução possui um melhor controle da temperatura, o que pode facilitar muito a sua vida na hora de cozinhar. Ele também é mais seguro, uma vez que não utiliza gás e não nos deixa expostos a queimaduras, além de ser super prático para limpar caso alguma comida caia sob sua superfície durante o preparo. 

Esses modelos são versáteis e você pode encontrar diversas versões disponíveis, com diferentes disposições de boca e até mesmo opções portáteis. Caso o espaço que você dispõe para o planejamento da sua cozinha seja pequeno, essa pode ser a opção ideal, pois você poderá achar facilmente versões com duas bocas ou até mesmo apenas uma. 

Cooktop 4 Bocas Indução Fischer

 

Cooktop 1Q por Indução Fischer

 

 

Vale lembrar que quando se trata de cooktops, não existe uma versão melhor que a outra, você precisará avaliar as vantagens de cada um e ver qual faz mais sentido para o dia a dia da sua casa. Pense em cada detalhe e se surgir alguma dúvida, é só passar aqui Koerich para conhecer melhor cada opção.