Conheça as plantas repelentes de insetos

março 14, 2019

Os mosquitos são muito comuns nessa época mais quente do ano, podendo incomodar bastante a nossa vida seja na praia, campo ou cidade. Sabia que você pode se livrar dos insetos de forma natural? Existem diversas plantas repelentes que são ideais para cultivar em casa – aproveite para deixar de lado o uso sprays com substâncias químicas. Conheça essas queridinhas perfumadas e proteja a sua família:

1. Gerânio

Os gerânios são muito comuns e fáceis de serem cultivados. Perfeitos para plantar em sacadas ou varandas, as flores são cheirosas e emanam um perfume de limão e citronela. Eles contém piretro natural, deixando os mosquitos afastados. Lembre-se de manter essa planta em posições ensolaradas, elas adoram o sol direto.

2. Alecrim

Além de ser um tempero maravilhoso, o alecrim é perfeito para quem esquece de regar as plantas – já que não precisa de muita água. Você pode plantar dentro de casa em vasos ou fora no quintal. Aproveite para afugentar os insetos e dar um toque especial às suas receitas.

3. Erva-cidreira

Muito usada como chá calmante e indutor de sono, essa planta possui um cheirinho delicioso de limão. Ela deve ser plantada no quintal e por ser muito invasiva, evite de plantar no chão apostando em vasos para que não se espalhe.

4. Manjericão

A gente já conhece bem o sabor de manjericão, seja na pizza, feijão ou até mesmo em drinks. Além de cheiroso e super saboroso essa planta também repele insetos de forma eficaz. Você pode fazer uma solução repelente usando vodka na mesma proporção de água e borrifar nas suas plantas.

5. Calêndula

Além de decorar a casa de forma belíssima, a calêndula é perfeita como uma barreira anti- picadas – plante nas floreiras de janelas e canteiros. Essa flor é conhecida como planta medicinal há séculos, podendo ser usada como chá trazendo inúmeros benefícios à saúde.

6. Nepeta Cataria

Conhecida como catnip,erva-gateira, gatária ou nêveda-dos-gatos esta planta deixa os gatinhos completamente felizes. Possui um cheiro desagradável para os mosquitos e age como irritante. Fácil de ser cultivada, você pode plantar em vasos ou no jardim. Esfregue algumas folhas na pele para diminuir a coceira das picadas de inseto.

7. Lavanda

Dona de um perfume relaxante, a lavanda possui propriedades super benéficas. Além de linda e delicada ela espanta os mosquitos, na forma de chá é um ótimo antidepressivo. Essa planta não necessita de cuidados especiais, você pode cultivar no jardim ou em vasos.

8. Citronela

Um dos repelentes caseiros mais conhecidos, a citronela pode ser plantada em vasos para usar dentro de casa ou no terreno do jardim. A planta prefere lugares ensolarados ou com sombra parcial, isso porque não suporta o frio. Durante o inverno cultive-a dentro de casa para que dure até o verão.

Viu como é fácil se livrar dos insetos indesejados de forma natural? Compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais! Conhece alguma outra forma de repelente? Deixe um comentário contando pra gente logo abaixo.