Conheça as novidades do iOS 15: a nova atualização do Iphone

setembro 26, 2021

Na última segunda-feira, 20 de setembro, o novo iOS 15  – atualização do sistema operacional para iPhone – foi oficialmente lançado pela Apple. A nova versão do software já está disponível para todos os modelos compatíveis. Conheça algumas novidades que chegam ao aparelho com o novo sistema:

Notificações

Uma das principais novidades do iOS 15 é a mudança de como o usuário lidará com as notificações, através de um novo menu com opções personalizadas e mais completas. Agora, será possível definir vários status para determinar como o sistema lida com as notificações caso o usuário esteja dirigindo, no trabalho ou em horário de descanso. A parte mais bacana disso tudo é a conectividade com os outros aparelhos Apple, por exemplo: todos os dispositivos serão sincronizados com essas novas definições. Portanto, se você optar por restringir notificações do Facebook entre 9h e 19h, essa mesma configuração valerá para o seu Apple Watch e para o seu iMac, caso todos eles compartilhem a mesma conta.

FaceTime 

Mais uma novidade para o iOS 15 é o aprimoramento do FaceTime para tornar as conversas ainda mais imersivas e eficazes. O áudio das chamadas passará por diversas melhorias, sendo inclusive possível isolar o som de ruídos que eventualmente ocorrem nas chamadas. Outro ponto bacana é que a partir de agora o link de conversa do FaceTime pode ser enviado para qualquer pessoa e acessado de outros dispositivos, incluindo dispositivos Android e Windows, via navegador. Também será permitido assistir a séries e filmes juntos por via chamadas, através dos aplicativos parceiros. 

 

Privacidade

Agora a Apple também pretende implementar novos recursos para deixar mais transparente como o aparelho coleta dados do usuário. Por exemplo, agora teremos como novidade um bloqueador de rastreamento para e-mails, sendo possível restringir esse rastreamento silencioso no aplicativo Mail. Assim, a outra parte não conseguirá saber se você abriu o e-mail, nem o dia, o horário ou o local onde isso ocorreu. Outro ponto bacana fica por conta aplicativo App Privacy Report  que vai mostrar um relatório de tudo que os programas instalados no seu iPhone acessaram nos últimos sete dias, incluindo fotos, localização, câmera e outros dados. 

iMessage

O recurso do iMessage também passou por reformulações e agora vai atuar mais como uma mídia social para competir diretamente com o WhatsApp e o Telegram. Mas vale ressaltar que esse meio de comunicação ainda funciona gratuitamente apenas entre iPhones.

 

Fotos

Todas as novidades do iOS 15 são muito bacanas, mas as mudanças que ocorrem no aplicativo Fotos são ainda mais entusiasmantes. Agora, ele passa a contar com o recurso OCR para reconhecer texto em imagens. A Apple promete que a inteligência artificial do sistema consegue identificar todo tipo de texto para possibilitar que o usuário selecione e copie o que está escrito. 

Esse recurso entrega a possibilidade de fazer ligações para números de celular e enviar e-mails de uma maneira muito mais prática. Por exemplo: basta tirar a foto de uma placa com um número de telefone ou endereço de e-mail e planejar a ligação ou mensagem. 

 

Apple Maps

O Apple Maps também passará a mostrar as ruas com muito mais detalhes como faixas de pedestre, largura das avenidas, relevos e retornos. Há também mais informações sobre prédios, regiões comerciais, monumentos históricos e outros.

 

Clima

O layout do aplicativo Clima também foi redesenhado, agora ele mostra dezenas de combinações de fundo conforme o clima da sua localização atual. Além da aparência reformulada, o aplicativo contará com uma tonelada de novos dados novos, como nível de poluição, velocidade dos ventos, pressão atmosférica e outros.

 

Fitness+

Com os novos tempos, o iPhone tem ficado cada vez mais focado na saúde dos usuários.Com foco em mais saúde, impulsionado pelo sedentarismo da pandemia, a Apple apresentou seu app destinado a execução de exercícios físicos. O Fitness+ vai usar o iWatch como monitor para acompanhar a execução das atividades diárias, como seus batimentos, passos e calorias queimadas.

 

Quais aparelhos são compatíveis com a atualização?

Veja os aparelhos compatíveis ao iOS 15:

  • iPhone 6s e 6s Plus ( 2015);
  • iPhone SE (2016);
  • iPhone 7 e 7 Plus (2016);
  • iPhone 8 e 8 Plus (2017);
  • iPhone X (2017);
  • iPhone XR (2018);
  • iPhone XS e XS Max (2018);
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max (2019);
  • iPhone SE 2ª geração (2020);
  • iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max (2020);
  • iPhone 13, 13 mini, 13 Pro, 13 Pro Max (2021).

 

iPhone 12 Mini Apple 64GB

 

 

É muita novidade em uma só atualização, não é mesmo? Para conferir se o iOS 15 está disponível para o seu dispositivo basta acessar o menu de atualização nas configurações do seu celular. Se você ainda não tem um iPhone mas está ansioso para entrar para o time Apple, já sabe né? O seu está te esperando aqui no Koerich!