Organizar a geladeira: dicas para mantê-la sempre em dia

fevereiro 19, 2021

Organizar a geladeira faz parte da rotina, mas mantê-la organizada sempre é uma batalha. Qual é o melhor lugar para cada tipo de alimento? Como evitar que a bagunça domine no dia seguinte? Confira no post!

Kerito segurando garrafa em frente a geladeira

Guarda um potinho aqui, um potinho ali, mais uma sobrinha e pronto, a geladeira já ficou toda desorganizada. Manter a geladeira organizada vai muito além do visual, pois ajuda na conservação dos alimentos, no bom funcionamento da máquina e evita desperdícios – quantas vezes você já jogou comida fora por ter esquecido que estava naquele cantinho da prateleira?
Para ajudar a manter sua geladeira sempre em ordem, separamos algumas dicas rapidinhas para você! Vamos lá?

Esvazie e limpe

 

O primeiro passo é esvaziar a geladeira e descartar as sobras velhas e alimentos vencidos. Utilize um pano umedecido com água e vinagre branco para limpar e eliminar odores desagradáveis. 

 

Organize a geladeira por prateleira 

 

Parte superior – frios e laticínios. O compartimento extrafrio, localizado na parte superior do refrigerador, é o melhor lugar para conservar frios e laticínios, como queijos, manteiga, iogurtes e apresuntados. No caso de queijos e presuntos, de preferência retire-os da embalagem e coloque-os em potes plásticos, que possam ser fechados. Isso ajuda a conservá-los por mais tempo. 

 

Primeira e segunda prateleiras – alimentos prontos, ovos, leite. Todos os alimentos prontos podem ficar guardados nestas prateleiras, sempre armazenados em potes plásticos ou potes de vidro, que facilitam a visualização do conteúdo. 

 

Parte inferior – frutas, verduras, legumes. A parte inferior é perfeita para organizar suas frutas, legumes e verduras, pois mantém a temperatura e a umidade ideais para prolongar a conservação desses alimentos. Mas lembre-se: nem toda fruta e legume precisa ir ao refrigerador. A parte inferior da geladeira também é o melhor lugar para deixar alimentos descongelando. 

 

Congelador – Procure organizar seu congelador por categorias: carnes, frangos, vegetais, alimentos congelados. Isso facilita o dia a dia. Outra dica também é colocar etiquetas com a data que o produto foi congelado, para saber até quando mais ou menos ele vai estar bom. 

 

Porta da geladeira – bebidas e molhos. Organize latas, bebidas e molhos na porta da sua geladeira. Catchup, maionese, conservas, vinagres, garrafas e caixinhas de suco, latas de refrigerante. São alimentos que não sofrem tanto com o abre e fecha da porta e a variação da refrigeração que isso causa. 

 

Gif Consul

 

Confira os eletroportáteis indispensáveis na sua cozinha!

Dicas rapidinhas: 

 

  • Lugar de panela é no fogão! Além do espaço que elas ocupam, elas não possuem a vedação necessária para conservar os alimentos, podendo alterar o gosto e o odor dos alimentos.
  • Não guarde embalagens abertas, principalmente se forem latas, que podem oxidar e contaminar o conteúdo. Transfira o que sobrou para um pote plástico e o use logo. 
  • Lugar de ovo é na prateleira, nunca na porta da geladeira. A variação de temperatura causada pelo abre e fecha da porta pode fazer com que seus ovos estraguem mais rápido. 
  • Mantenha sempre a vista os alimentos que você já tem pronto para consumí-los e evitar o desperdício.
  • Quando chegar com as compras, higienize as embalagens com álcool antes de guardar. 

 

Mesmo seguindo as dicas e organizando a sua geladeira, parece que falta espaço? Venha conferir as ofertas de refrigeradores do Koerich! Tem produtos de todos os tamanhos, para todas as necessidades, com selos de economia de energia. Clique aqui e confira