Como escolher uma lava-roupas

junho 26, 2021

Está procurando uma lava-roupas e tem dúvidas entre modelos e tamanhos? O Koerich ajuda você a escolher!

 

 

Se você está precisando trocar a sua máquina de lavar roupas, provavelmente já se deparou com diversos modelos, tamanhos e funções diferentes e ficou com dúvidas entre tantas informações. Afinal, cada casa é uma casa e demanda de diferentes requisitos, que devem ser considerados, como uma capacidade que atenda ao número de membros da casa, sua rotina e programas essenciais. 

Com tudo isso, para facilitar para você, preparamos um guia simples e prático que te ajudará a escolher o melhor modelo de lava-roupas. Vamos começar?

Lava-roupas: quais são os tipos?

 

Você sabia que existem pelo menos 4 tipos de lava-roupas? 

Há o modelo tanquinho, a semiautomática, a automática e a famosa lava e seca. Cada um desses tipos atende necessidades diferentes. 

 

Tanquinho 

 

Os tanquinhos são lavadoras semiautomáticas com um esfregador acoplado, parecido com um tanque (já deu para notar a origem do nome). Nesse modelo, é você quem determina a quantidade de água que será utilizada na lavagem, o que a torna uma opção mais econômica em termos de água e energia.

Entretanto, requer a sua atenção e disposição para ligar e desligar a água, adicionar sabão/amaciante conforme o avanço da lavagem. e, no final, torcer as roupas para pendurá-las. 

 

Um exemplo de tanquinho é o modelo Lis, da Wanke. Com capacidade para 4kg de roupas, possui painel mecânico, dispenser para sabão e retentor de fiapos. Sua lavagem funciona através de turbilhonamento da água. 
lava-roupa tanquinho wanke

Semiautomática 

 

Assim como o modelo tanquinho, as lava-roupas semiautomáticas também requerem o ajuste manual do nível da água. Neste tipo, a agitação da água também ocorre através dos orifícios no fundo da máquina, que formam um turbilhão.

A vantagem desses modelos é a economia de água e energia e sua costuma ter opções maiores de capacidade, como o modelo Family Lite, da Mueller, que tem capacidade de 10kg e 6 programas de lavagem. 
lava roupa mueller

Automáticas 

 

Com as lava-roupas automáticas, basta girar ou apertar alguns botões para que elas façam todo o trabalho sozinhas, desde encher o cesto até a centrifugação. É o modelo mais procurado é ideal para quem tem uma rotina corrida, pela sua praticidade.

Esses modelos contam com mais opções de programas de lavagem, desde roupas delicadas até o ciclo pesado, ideal para cobertores, jeans e casacos pesados. Além dos programas, são encontradas em capacidade maior, algumas chegam a 17 kg. 

A lavadora Consul tem capacidade para lavar 14kg de roupas em um ciclo, com ciclos especiais para roupas delicadas e  pesadas. Tem também um ciclo dedicado à função tira odores, com uma lavagem rápida para aquelas peças que só precisam de uma aguinha. 
lava-roupas consul

Lava e seca

 

Não tem um varal grande? Tem uma rotina corrida e não tem tempo para estender a roupa no dia a dia? O modelo lava e seca é para você! Além dos ciclos de lavagem completos, ela também deixa as roupas sequinhas (dependendo da peça, dispensa até mesmo o uso de ferro de passar!).

Esse modelo tem abertura frontal e a lavagem das peças ocorre por tombamento – a rotação do motor e a gravidade as jogam para baixo, criando atrito entre uma peça e outra. Isso garante uma lavagem super eficiente. Costumam ser um pouco mais caras, mas fazem o trabalho de dois eletrodomésticos em um. 

A lava e seca LG Vivace tem capacidade para lavar 11kg de roupa em um ciclo, possibilidade de conectividade através da tecnologia SmartThinQ, 14 programas (incluindo lavagem a vapor) e 6 movimentos de lavagem. 
lava e seca LG vivace

Confira aqui as vantagens de investir em uma lava e seca.

Capacidade da lava-roupas

 

No que se refere às lavadoras, capacidade e tamanho são sinônimos. Ou seja, quanto maior a capacidade, maior será o espaço que ela ocupará na sua casa. 

Para decidir a capacidade, leve em conta quantas pessoas moram na sua casa, conforme a lista abaixo:

 

  • 1 ou 2 pessoas – 6kg
  • 3 pessoas – 8 a 10kg
  • 4 pessoas – 11 a 13kg 
  • 5 pessoas ou mais – 15 a 17kg 

 

Mas, como já citamos, cada casa possui uma rotina e dinâmica diferente e é importante ter isso em mente. Por exemplo, se na sua casa moram 3 pessoas, mas você costuma acumular as peças sujas para lavá-las uma única vez na semana, talvez seja mais vantajoso – e econômico, a longo prazo – optar por uma lava-roupas com capacidade maior.  

 

Programas de lavagem 

 

A grande maioria das máquinas de lavar roupas automáticas vêm com programas de lavagem pré definidos, como dia a dia, roupas delicadas ou  lavagem pesada. Além destes programas, elas oferecem algumas funções extras, como tira manchas, tira odor, lavagem rápida e lavagem econômica. Observe as funções que mais farão diferença e facilitarão a sua rotina. 

 

Agora que você está preparado para escolher a máquina ideal para a sua necessidade, pode encontrar um leque extenso de opções na Loja Koerich mais perto de você ou em nosso site. Disponibilizamos diversos tipos, marcas, modelos e tamanhos com as melhores condições, acesse e confira!