Bullying: uma prática comum, que pode levar a consequências trágicas!

fevereiro 16, 2018

Sem dúvida, você já ouviu falar sobre bullying. Nas redes sociais, na televisão, nos seriados, no cinema, nos jornais… Quase todas as mídias repercutem situações em que o bullying se fez presente. Muitas vezes, as consequências são trágicas, levando adolescentes e crianças à depressão, ansiedade e ao suicídio.

 

A série “Todo mundo odeia o Chris”tratou sobre a vida do humorista Chris Rock, que sofreu bullying durante a infância e adolescência por ser negro.

 

Você sabe o que é bullying?

Bullying é uma prática de humilhação constante a alguém. Desta forma, o bullying se torna uma situação de poder, em que uma pessoa se coloca a humilhar outra em público. As agressões são verbais e físicas. O indivíduo que sofre o bullying está em situação de submissão e intimidação, e assim, é constrangido a reagir. A prática é muito comum nas escolas, e percebê-la nem sempre é fácil, pois a vítima é silenciada!

Os dois lados da mesma moeda!

O bullying é sempre composto por dois lados: um indivíduo ou um grupo violentando constantemente e de forma duradoura outro indivíduo ou grupo. As razões para esta intimidação são as mais diversas, desde uma característica física até uma situação em que coloque o outro em constrangimento.

Como as crianças e adolescentes não sabem muito bem lidar com os sentimentos, é muito comum existir bullying nas escolas. E é muito importante entender que a prática deve ser combatida pelos professores e responsáveis, pois é prejudicial a todos, já que divide a turma em praticantes e silenciados.

 

 

Estes dois lados sofrem, afinal de contas os praticantes geralmente são indivíduos que não compreendem que as relações podem ser afetuosas e empáticas. Normalmente, são crianças que vêm de uma educação familiar violenta e silenciadora. Desta forma, a criança ou adolescente acaba por reproduzi-la na escola com seus colegas.

Já as crianças ou adolescentes que sofrem com o bullying, muitas vezes, são as que por alguma situação física e/ou intelectual, acabam sendo torturadas. Estas não compreendem que não estão erradas, e com a autoestima baixa,tendem à depressão, ansiedade e muitas vezes como consequência o suicídio.

Um diálogo pode mudar a situação!

Crianças, que têm um convívio de diálogo com seus responsáveis, têm menos possibilidade de serem atacadas ou atacarem outras. Sem dúvida, o diálogo entre responsáveis e professores é ideal para uma convivência saudável no ambiente escolar. É importante que as crianças e adolescentes saibam lidar com as diferenças. Uma situação de conflito na escola pode ser enfrentada como um momento de aprendizado para todos.

Fontes:

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola

http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34487

Fonte das imagens:

http://www.forumchaves.com.br/viewtopic.php?f=55&t=211&start=450&mobile=mobile

http://grupovioles.blogspot.com.br/2017/08/vitimas-e-autores-de-bullying-ficam.html

http://linguaportuguesa.uol.com.br/professor-e-aluno-uma-relacao-delicada/