Atitudes simples que podem ajudar o planeta, sem mudar a sua vida!

março 26, 2018

Você já deve ter ouvido diversas coisas sobre atitudes para mudar o planeta. Saiba que são coisas simples, que beneficiam o meio ambiente sem mudar o seu dia-a-dia.

Algumas atitudes simples do cotidiano podem transformar a sua rotina em ações sustentáveis.

Economia de água e luz:

Fonte da Imagem: BIE – Banco de Imagens Externas da Agência Senado. Crédito: Pedro França/Agência Senado

 

Aposto que nem você e nenhum outro membro da sua família é dono da Celesc e nem da Casan. Então, é importante para você e suas contas economizar na hora de utilizar a água e a luz. E claro, a economia não fará só bem para o seu bolso, mas também para a solução coletiva de consumo sustentável. Em resumo, economizar água e luz só faz o bem!

Por exemplo, enquanto você estiver escovando os dentes, ou lavando a louça, você pode desligar a água, enquanto não a utiliza. Alguns litros do nosso bem mais preciso serão economizados e isso não vai interferir em nada na sua rotina.

Após lavar as roupas, você pode utilizar a água para lavar o chão, lavar o carro, limpar peças e outras coisas. Esta água já está com produtos de limpeza utilizados para as roupas e você acaba economizando nisso, também!

Durante o dia, você não precisa ligar as luzes de casa. Utilize os ambiente que são favorecidos pela luz do dia. Se precisar utilizar a luz, desligue-a nos cômodos em que não estiver utilizando. Outra dica é tirar os eletrodomésticos da tomada, evitando assim, a passagem de energia por estes condutores.

Descarte seu lixo de maneira correta:

Pesquise quais os dias corretos das coletas de lixo da região em que você mora, e organize o seu descarte. A coleta seletiva é para o descarte de lixo seco e reciclável, já a coleta orgânica é para os dejetos do banheiro e restos de comida.

 

Além de fazer a sua organização de descarte correto de lixo, você pode reciclar algumas coisas que iriam para o lixo. Você pode reutilizar embalagens de produtos para outros fins, como potes de margarina ou requeijão, como vasinhos de plantas. Reutilizar garrafas de refrigerantes, sucos e água para potinhos de comida e água para os bichinhos.

Além disso, há muitas formas de reduzir a quantidade de produção de lixo. Neste post (link: http://www.umanosemlixo.com/2018/01/jeitos-faceis-de-reduzir-seu-lixo-em-2018.html ), Cristal Muniz dá dicas de como evitar a produção demasiada de dejetos. Neste site, você pode aprender a produzir seus materiais de limpeza, higiene pessoal e beleza, produzindo menos lixo e ainda economizando dinheiro! Como por exemplo, o sabão líquido que pode ser usado para lavar roupas e a casa e você gastará em torno de R$ 4,00.

São atitudes simples que podem gerar grandes transformações!

 

 

Fontes do texto:
Brasil Escola – Atitudes que podem salvar planeta
Uma no sem lixo – Jeitos faceis de reduzir seu lixo em 2018
Fontes das imagens:
Poder360 – Torneiras de banheiros coletivos deverao ter vedacao automatica de agua
Plastforme – Reciclagem