8 passos para organizar o seu guarda-roupas

abril 29, 2022

Organizar o guarda-roupas ou mantê-lo organizado, o que é mais difícil para você? Confira as dicas que preparamos para te ajudar nessa missão!

 

Arrumar o guarda-roupa, para quem é fã de organização, é um momento de prazer, mas para aqueles que não consideram a organização o seu forte, essa tarefa não costuma ser a mais prazerosa do mundo e, quase sempre, é adiada. Entretanto, um guarda-roupas bagunçado vira uma bola de neve e, consequentemente, atrapalha a rotina. 

 

Se você é do time que adia ao máximo a organização do guarda-roupas, precisa conferir as dicas que preparamos para tornar essa missão mais precisa e simples. Confira!

 

1. Comece a organizar do zero

 

Pelo menos na primeira vez que você for arrumar o seu guarda roupas, você vai precisar começar do zero. Ou seja, colocar tudo para fora e guardar novamente uma peça por vez. Esse processo é necessário para que você possa fazer uma limpeza detalhada no móvel, evitando inclusive que suas roupas manchem ou que as traças se alojem.

 

2. Escolha o tamanho do móvel ideal

 

Escolher o tamanho do guarda-roupas certo é fundamental para garantir mais praticidade e organização no seu dia a dia. Por isso, avalie a quantidade de peças essenciais para a sua rotina e escolha o seu guarda roupas com base nisso. Lembre-se sempre que nichos e gavetas são essenciais para separar as roupas de maneira correta.

 

Guarda-roupa 8 Portas com Espelho Diplomata Branco-Moval

Guarda-Roupa 5 Portas e 8 Gavetas Sognare 4729 com Espelho Carvalho com Off White Sensitive

3. Separe as roupas por tipo

 

A organização é o critério principal para tornar a arrumação do seu guarda-roupas mais rápida. Para facilitar a sua procura pelos itens e também o processo de guardar cada um deles, o ideal é que você separe tudo por segmentos. Por exemplo:

 

  • Acessórios: bolsa com bolsa, lenço com lenço, chapéu com chapéu e etc.
  • Roupas: calça com calça, blusa com blusa, saia com saia e assim por diante.
  • Peças íntimas, incluindo roupas de banho.
  • Toalhas de banho ou cama em um mesmo espaço.

 

4. Escolha um espaço para cada tipo de roupa

 

Olhe o seu guarda-roupas vazio e defina a disposição de peças que mais favorecem o seu dia a dia. Por exemplo, mantenha os itens mais usados sempre em fácil acesso, ao alcance fácil das suas mãos e, principalmente, dos seus olhos. Aqui, uma dica bacana é manter as roupas mais difíceis de dobrar como blazers, vestidos e macacões nos cabides, enquanto as peças íntimas podem ser destinadas às gavetas, tendo os organizadores como excelente aliados para deixar tudo muito bem separado neste momento.

 

Organizador de Gavetas com Divisória

Organizador de Calcinhas

5. Separe as peças por estação

 

Uma maneira fácil de organizar e rápida para identificar as peças necessárias, é organizando tudo por estação. Uma dica legal é que você dobre todas as peças de maneira padronizada e comece a empilhá-las de acordo com a segmentação. Por exemplo: faça uma pilha de camisetas manga longa e outra para camisetas manga curta. 

 

6. Use caixas organizadoras

 

Outro aliado na sua organização, são as caixas e cestos organizadores. Neles você pode acomodar itens pequenos como bijuterias, maquiagens, lenços e gravatas. Assim, você consegue manter tudo organizado em um mesmo local, sem perder nenhum item. 

 

Cesta Empilhável 1,6L

Caixa Organizadora 29 Litros Gran Box Alta

7. Use e abuse dos cabides

 

Os cabides são ótimos acessórios para liberar espaço nas prateleiras e nas gavetas. Aqui, a melhor opção é ocupar as hastes com as peças de roupas mais pesadas, como ternos, casacos, jeans e camisas sociais para que não amassem. Existem alguns cabides especiais que podem ser excelentes para quem deseja guardar cachecóis, cintos e bolsas a fácil acesso também. 

 

Conjunto 5 Cabides Aveludados

Cabide Multifuncional

8. Pratique a lei do desapego

 

Por último, mas não menos importante, aproveite a organização do guarda-roupas para avaliar as peças que não fazem mais sentido para você. Aquelas que deixaram de servir ou que até mesmo não fazem mais o seu estilo. Essa é uma dica que ajuda você a organizar o seu guarda-roupas mais rapidamente, deixando tudo mais limpo, com espaço livre e organizado, além de fazer o bem ao próximo, visto que tudo aquilo que você não usa mais, pode ser doado a instituições de caridade.

 

Essas são as dicas do Koerich para te ajudar a facilitar a missão de organizar o seu guarda-roupas. Agora você já sabe, precisou de uma mãozinha? Passa no Koerich!