6 dicas para escolher o notebook ideal

abril 14, 2022

Os notebooks são computadores portáteis indispensáveis no nosso dia a dia. Confira algumas dicas para te ajudar a escolher o aparelho ideal para lazer ou para o trabalho.

 

Comprar um notebook pode ser uma tarefa desafiadora, afinal, o mercado oferece inúmeras opções com diferentes preços e configurações. Para escolher a máquina ideal, você precisa levar inúmeros fatores em consideração, incluindo a finalidade de uso do produto. Computadores para jogos, para trabalho e para lazer exigem configurações diferentes, que interferem diretamente no preço final e no desempenho do produto. Então, se você está procurando investir em um notebook mas não sabe por onde começar, o Koerich separou uma série de fatores a serem levados em consideração na hora de fazer a escolha certa. Confira abaixo:

 

1. Memória RAM

 

A Memória RAM é responsável por deixar o desempenho da sua máquina mais fluido, sendo assim, em geral, quanto mais memória o seu computador tiver, melhor. Quanto mais o seu uso diário exigir do seu computador, maior também será a necessidade de investir em uma RAM mais potente. O recomendado é que você utilize cerca de 4GB para uso pessoal e acima de 8GB para trabalhos mais pesados ou jogos. Vale lembrar que alguns fabricantes permitem expandir a memória RAM original do notebook após a compra, assim, você consegue avaliar com mais calma o tamanho ideal para suprir suas necessidades. 

 

Notebook Positivo Motion Red Windows 10 4GB 128GB 14.1 Polegadas

2. Processador

 

Os processadores são outro ponto importante para se levar em consideração na hora de escolher o seu notebook. A principal marca de processadores atualmente no mercado é a Intel e ela oferece diversas opções que suprem desde o uso mais básico ao avançado. Se você precisa de um computador para tarefas simples, como acessar a internet, digitar textos e reproduzir vídeos ou jogos não muito exigentes, um notebook com um processador mais básico pode ser a escolha com a melhor relação custo-benefício. Já para quem trabalha com o computador, e precisa editar imagens ou fazer a reprodução de vídeos mais pesados, investir no processador intermediário ou avançado é a melhor opção. 

 

3. Bateria

 

Verificar na ficha técnica do notebook a capacidade da bateria também é importante para escolher uma boa máquina, afinal, a grande vantagem do notebook é poder locomovê-lo facilmente. Portanto, é preciso que o aparelho carregue rapidamente e mantenha uma boa duração da carga. O ideal é que a autonomia do componente alcance pelo menos quatro horas.

 

4. Armazenamento: HD e SSD

 

Atualmente, podemos contar tanto com o armazenamento em HD, quanto em SSD, sendo o maior destaque para a última opção. Isso porque esse tipo de componente para armazenamento de dados é muito mais rápido do que o HD, tornando a máquina muito mais leve e moderna. Você consegue encontrar diversas capacidades de SSD, para uso pessoal, você pode optar por opções de 128GB, já para uso profissional ou para jogos, o ideal é que você parta de 240GB.

 

Notebook Samsung Book Dual-Core Windows 11 4GB 500GB 15.6 Polegadas Full HD – Cinza Chumbo

5. Disposição do Teclado

 

Esse é um quesito que pode acabar passando batido na hora de fazer a sua escolha, mas aconselhamos que você também coloque-o como uma prioridade. Afinal, um teclado com os padrões brasileiros pode facilitar muito a sua digitação. É muito comum encontrar no Brasil notebooks importados que, por conta disso, trazem teclado no padrão americano. Neste momento você também deve pensar na disposição dos números, caso você costume trabalhar com planilhas ou lidar com números, opte pelos teclados que possuem numeração lateral. 

 

Notebook Acer Aspire 5 8GB SSD 256GB Windows 11 15,6 polegadas

6. Funcionalidades

 

Sempre avalie com cautela as funcionalidades oferecidas pelo notebook, por exemplo, se você pretende usar a webcam do seu notebook com certa frequência para reuniões ou aulas online, prefira um modelo que tenha câmera com resolução mínima de 720p.

Você também pode investir em aparelhos com leitor biométrico, Dolby Audio, e tela touch para facilitar o seu dia a dia, entretanto, estes são requisitos que agregam no preço final do produto. Por tanto, é preciso avaliar quanto você está disposto a investir. 

 

Notebook Lenovo IdeaPad 3i Core i5 256 GB SSD 8GB Windows 10

Essas são as dicas do Koerich para te ajudar a escolher o notebook ideal para o seu dia a dia. E vale lembrar que sempre que você estiver com dúvidas ou precisar de ajuda no momento de fazer a sua escolha, nossas lojas contam com uma equipe perfeita para te auxiliar. Passa no Koerich!