5 dicas práticas para manter sua cozinha organizada

junho 17, 2022

A cozinha é, sem dúvida, um dos ambientes mais frequentados de um lar, seja para preparar e fazer as refeições, seja para curtir um momento em família. Por isso, a organização desse espaço é fundamental, a fim de otimizar tempo, espaço e manter tudo em seu devido lugar. Contudo, manter o espaço organizado pode não ser uma tarefa fácil, apesar de muito importante. Pensando em uma maneira de facilitar a sua vida, reunimos quatro dicas práticas para você aplicar na sua rotina e manter o ambiente da cozinha em dia. Confira:

 

1. Todos mundo pode ajudar

 

Esse é o primeiro passo para conseguir garantir a organização de um espaço. Pode parecer bobagem, mas é de extrema importância que todos os membros da casa se comprometam a manter o ambiente limpo, com os utensílios em seu devido lugar. Uma dica bacana, é delegar funções para cada pessoa, assim, cada um fica responsável por uma parte e a tarefa não fica exaustiva para ninguém. Atualmente, já existem alguns eletrodomésticos que podem te ajudar em tarefas como lavar louças e varrer o cômodo.

 

Lava-louça Brastemp 8 Serviços Ative

Aspirador de Pó Robô

2. Organize-se diariamente

 

Nem todas as funções de organização precisam ser feitas diariamente, mas é importante que você não deixe algumas tarefas se acumularem. Por exemplo, limpar tudo o que você sujou logo após o uso, pode otimizar o seu tempo e tornar a tarefa bem menos cansativa. Guardar as louças recém lavadas também é importante, pois assim você garante uma bancada livre e visualmente mais organizada. Outro hábito que deve ser feito com regularidade, é a limpeza dos eletrodomésticos, pois assim, você evita as várias camadas de sujeira ou até mesmo que o aparelho fique com algum cheiro característico de alguma comida. No caso das geladeiras, é possível investir em pequenos desodorizadores, já no caso dos micro-ondas, você encontra no Koerich produtos com a função “tira odor” e “limpa fácil”, que facilitam o seu dia a dia.

 

Desodorizador Geladeira Mãe Brava

Micro-ondas Electrolux 34 Litros

3. Deixe os utensílios mais usados sempre à mão

 

Para evitar a correria na hora de cozinhar ou até mesmo ter que retirar vários utensílios da gaveta em busca de algum item específico, o ideal é que você mantenha tudo o que costuma utilizar com frequência em um acesso fácil, a vista dos olhos e fácil de alcançar. Essa dica, além de ajudar a manter a organização da sua cozinha, também te ajuda a economizar tempo, tornando as tarefas muito mais rápidas e práticas. Para  ajudar, você pode contar com itens como os faqueiros expositores ou até mesmo ganchos de suporte, para pendurar talheres e panos.

 

Conjunto de Facas Plenus 6 Peças Preto Tramontina

Jogo de Ganchos 3 Peças HK42 Plástico/Inox

Cook Home 17 Cromado-Arthi

4. Mantenha a geladeira sempre limpa e organizada

 

Essa pode ser uma das tarefas mais longas, entretanto, também é uma das mais importantes. O recomendado é que você faça uma limpeza geral da geladeira a cada 15 dias, assim, você evita cheiros ou até mesmo sujeiras mais densas. Atente-se sempre à validade dos alimentos e descarte tudo que não estiver apto para consumo. Na hora de guardar os alimentos, sempre opte por potes com tampa, isso evita que o cheiro dos alimentos invada a geladeira. No momento da limpeza, as geladeiras com tecnologia frost free são as nossas grandes aliadas, pois não necessitam do processo de descongelamento.

 

Geladeira/Refrigerador Brastemp 2 Portas 443L Frost Free Inverse

Conjunto 2 Potes Vidro Herméticos 77863 com Divisória

5. Atente-se aos armários e a despensa

 

Manter os armários e a despensa organizados, é uma ótima maneira de garantir que a sua cozinha esteja em dia. É muito importante que você encontre um método para manter os alimentos e utensílios guardados de forma acessível e prática, assim, você evita aquela sensação de ambiente bagunçado e até a compra de equipamentos ou alimentos que você já tinha, mas não conseguia encontrar facilmente. Aqui no Koerich, você pode encontrar alguns organizadores, suportes e prateleiras para colocar nos seus armários e tornar essa missão mais fácil. Com eles, você consegue deixar o ambiente visualmente limpo, além de ter tudo o que você precisa ao alcance da sua mão. 

 

Organizador de Panelas/frigideiras

Caixa Modular 2,2L cristal

Multiprateleira Cromada-Arthi

Porta Xícaras para Pendurar


A organização nem sempre é uma tarefa divertida, mas com uma mãozinha, pode se tornar muito mais fácil. Essas são as dicas do Koerich para te ajudar a manter o ambiente em dia e facilitar a sua rotina. Pensou em facilidade? Pensou Koerich!