5 dicas para deixar a sua cozinha mais organizada e prática!

outubro 30, 2016

As cozinhas moduladas são uma excelente alternativa para quem busca organizar melhor louças, utensílios, panelas e eletrodomésticos e obter mais praticidade no dia a dia ao servir as refeições.

 

Os módulos podem ser adaptados conforme as necessidades de cada pessoa, permitindo o melhor aproveitamento dos espaços. Aliás, em locais muito pequenos, a cozinha modular ganha destaque por ampliar a área e deixar tudo muito prático e sempre à mão.

 

Ao pesquisar por cozinhas moduladas é importante ter em mãos as medidas dos espaços disponíveis. Os modelos de cozinhas são muito variados e, com certeza, haverá um que se encaixe perfeitamente ao seu orçamento.

 

Koerich_Cozinha_Lis Koerich_Cozinha_Samia1 Koerich_Cozinha_Samia2 Koerich_Cozinha_Teka

 

Outra opção, também bastante prática, são as cozinhas compactas. Apesar de menores, se comparadas às cozinhas modulares, estas cozinhas dispõem de espaço suficiente para guardar e manter organizadas panelas, utensílios e mantimentos. Em cada modelo, há variação da disposição e do número de portas, gavetas e nichos, o que facilita muito na escolha pela cozinha que mais se adapta as suas necessidades. É importante lembrar que, na maioria dos modelos de cozinhas compactas, a pia é vendida separadamente.

Koerich_Cozinha_Compacta_Aline Koerich_Cozinha_Compacta_Arena Koerich_Cozinha_Compacta_Casablanca

 

 

Além da cozinha em si, você dispõe, ainda, de outros itens muito práticos que podem ajudar na organização da sua cozinha. Fruteiras, paneleiros e armários são ideais para colocar frutas, panelas, eletrodomésticos – micro-ondas, forno elétrico – e, até mesmo, o bebedouro de água.

 

Koerich_Cozinha_Fruteira_Citrus Koerich_Cozinha_Fruteira_Politorno Koerich_Cozinha_Fruteira_BVF

Koerich_Cozinha_Paneleiro_Glamy Koerich_Cozinha_Paneleiro_Samia Koerich_Cozinha_Paneleiro_Teka

 

 

 

 

Independente do tipo de cozinha que você tenha ou pensa em comprar – modular ou compacta –, manter tudo organizado é imprescindível para agilizar o seu dia a dia, não é mesmo?

 

Então, confira agora as 5 dicas para deixar a sua cozinha mais organizada e prática:

 

1. Louças

 

Coloque as louças em prateleiras de forma que fiquem empilhadas. Lembre-se de colocar os itens menos usados nas prateleiras mais altas e deixar os espaços mais acessíveis para as louças do dia a dia. Não empilhe os copos, pois assim você evita que eles fiquem “grudados”. Organize as louças de forma que aqueles itens que são usados para lanchar, almoçar e jantar fiquem próximos. O mesmo pode ser feito com as louças do café. Assim fica muito mais prático pegar tudo em um único local e agilizar o preparo da mesa a cada refeição.

 

Koerich_Cozinha_Loucas Koerich_Cozinha_Loucas2

 

2. Potes plásticos

 

Sim, eles ocupam um bom espaço na sua cozinha! Mas quem vive sem estes recipientes super práticos? O jeito é mantê-los organizados e sempre à mão. Uma dica é colocá-los em um único local, empilhados, tampados ou não. Se você não tampá-los terá mais espaço para colocá-los abertos uns dentro dos outros. As tampas podem ser empilhadas próximas aos potes, colocadas em um recipiente, caixa, cesto ou, ainda, em uma gaveta.

 

Koerich_Cozinha_PotesPlasticos

 

 

3. Talheres e utensílios

 

Se você já teve que procurar um talher específico em uma gaveta cheia deles, sabe exatamente quanto é difícil achá-lo. Perde-se tempo e, por vezes, até a paciência. Então, mesmo sendo muito óbvio, vale ressaltar que a melhor maneira de organizar os talheres é por tipo: garfos, facas, colheres, utensílios maiores agrupados em “nichos”. Use repartições na gaveta para separá-los adequadamente ou, ainda, caixas ou cestos para guardá-los. Vale, também, colocá-los em pé em práticos potes de vidro e, ainda, usar placas de metal com ímã para “pendurar” os itens maiores ou mais comumente usados na cozinha.

 

Koerich_Cozinha_Talheres Koerich_Cozinha_Ganchos

 

4. Mantimentos

 

Os mantimentos merecem atenção especial, afinal, precisam ser armazenados longe do calor, da humidade e de odores. Potes plásticos e de vidro são uma boa opção para guardá-los em boas condições. Você pode usar potes de diversos tamanhos e, se achar necessário, etiquetá-los com os nomes. Para os farináceos e temperos em pó, as etiquetas são bastante úteis. Afinal, ninguém quer confundir o tempero na hora de preparar algum alimento, não é mesmo?

 

Koerich_Cozinha_Mantimentos

 

5. Eletrodomésticos

 

Se a sua cozinha possuir uma bancada grande, aproveite para colocar todos os eletrodomésticos sobre ela. Além de decorar a cozinha, fica super prático utilizá-los. Mas se o espaço não for suficiente, coloque-os todos juntos em uma prateleira do armário, de preferência que não seja de difícil acesso – muito alta, por exemplo.

 

Koerich_Cozinha_Eletrodomésticos

 

Fonte Imagens:

Koerich

Delas iG – 36 truques para organizar a cozinha

Lojas KD – 47 dicas para organizar de ver a sua cozinha

Cozinha Americana Pequena – 21 dicas de decoração e organização para cozinha americana