4 dicas para escolher a mesa de jantar ideal para a sua casa

outubro 20, 2023

A mesa de jantar é indispensável em uma casa, e essa é uma escolha que merece a sua atenção, pois além de comportar confortavelmente os amigos e família, o item deve se encaixar perfeitamente no seu ambiente, tanto em estilo quanto em espaço. Mas, afinal, quais são os pontos que devemos levar em conta na hora de escolher a mesa de jantar ideal? Separamos uma série de dicas super práticas para te ajudar nesse momento. Confira abaixo qual a melhor forma de fazer essa escolha: 

Defina o melhor espaço

O ambiente onde a sua mesa de jantar estará é a primeira coisa que você deve decidir. É importante que você escolha um espaço amplo, de acordo com a expectativa da mesa que você imagina, para que nada fique desproporcional no espaço. Lembre-se o local deve ter espaço suficiente para puxar as cadeiras, se acomodar confortavelmente e garantir uma boa circulação para as pessoas, o ideal é manter uma distância de 70 a 100 cm dos demais móveis ou paredes, independentemente do formato. Outro ponto importante é que a localização da sua mesa seja estratégica dentro da casa, situada perto de outros ambientes de apoio como sala e cozinha. 

Conjunto de Mesa Turim Light 103cm C com 4 Cadeiras Athenas

Decida o melhor tamanho

Atualmente, é possível encontrar diversas opções de tamanho de mesas no mercado e para escolher entre elas, primeiro você precisa ter em mente quantas pessoas deseja acomodar. Nesse momento, vale avaliar com atenção os mais diversos formatos, pois através deles, você poderá conciliar conforto e espaço ocupado. O ideal é que se tenha disponível pelo menos dois assentos a mais do que o número de componentes da família: 

Mesa retangular: 

2 lugares: 80cm x 70cm

4 lugares: 130cm x 75cm 

6 lugares: 160cm x 75cm

8 lugares: 200cm x 110cm

10 lugares: 280cm x 110cm

Mesa redonda: 

2 lugares: 90cm (circunferência)

4 lugares: 110cm

6 lugares: 120cm

8 lugares: 150cm

10 lugares: 180cm 

Mesa quadrada: 

2 lugares: 90cm x 90cm

4 lugares: 100cm x 100cm 

6 lugares: 140cm x 140cm

8 lugares: 150cm x 150cm

10 lugares: 180cm x 180cm

Mesa oval: 

4 lugares: 137cm x 91cm

6 lugares: 198cm x 122cm

8 lugares: 217cm x 117cm

10 lugares: 250cm x 130cm

Conjunto de Mesa Veleiros 90cm com 4 Cadeiras

Defina o melhor formato

Outro ponto fundamental para garantir o conforto e proporção da sua mesa é o formato. Atualmente, você pode encontrar mesas retangulares, quadradas, redondas e ovais de maneira fácil e escolher aquela que melhor se adapta a sua necessidade diária ou para receber os amigos e a família. 

Mesa retangular: É o mais tradicional, fácil de combinar na decoração, sendo ideal para ambientes também retangulares. 

Mesa redonda: Perfeita para quem quer economizar espaço sem abrir mão da quantidade de pessoas ou para casas com crianças pequenas. Se posiciona bem em ambientes quadrados.

Mesa quadrada: Formato elegante, perfeita para ambientes com mais espaço mas que não abre mão da intimidade e proximidade. Se posiciona bem em ambientes quadrados.

Mesa oval: Uma opção moderna, sem perder a tradicional disposição dos espaços. Ela também é perfeita para casas com crianças ou para adultos que costumam se incomodar com as famosas quinas. Com a mesa oval é possível encaixar mais cadeiras ao mesmo tempo que conta com um visual mais tradicional, é perfeita para espaços retangulares.

Conjunto de Mesa Viena 136cm 6 Cadeiras Ondin

Pense no conforto e na ergonomia

Uma boa mesa de jantar é aquela que é capaz de oferecer conforto para os amigos e família durante todo o tempo necessário para a refeição ou para as reuniões e conversas. Coloque isso como uma prioridade na hora de fazer a sua escolha, prefira sempre cadeiras ergonômicas e bem estofadas. Não tenha vergonha de buscar avaliações, resenhas ou estudar sobre o assunto na hora da sua compra online e também de testar diversas vezes na hora da compra presencial. Lembre-se, esse é um item que permanecerá por muito anos com você. Para facilitar a sua busca, anote algumas medidas ideais, por exemplo, entre 70 a 75 cm de altura para as mesas e 45 cm para assentos.

Conjunto de Mesa Sena 170cm com 6 Cadeiras

Gostou das dicas? Então agora é só passar no Koerich e garantir os melhores móveis para toda a sua casa. Confira nossas ofertas exclusivas para mesas clicando aqui ou indo até uma de nossas lojas.