Veja como é fácil fazer um terrário e decorar a sua casa com mais charme e estilo.
Fonte: Casa Abril – Carlos Piratininga.
Terrários são boas formas de ter a natureza pertinho de você! Em diferentes recipientes, os terrários deixam a casa mais charmosa e aconchegante. Além de ficarem lindos, são muito fáceis de fazer e manter!
Veja o passo a passo para construir o seu próprio terrário e acompanhe as 5 dicas para deixá-lo ainda mais delicado e bonito.
1. Escolha um recipiente de vidro ou acrílico para fazer o terrário, as plantinhas e os pedriscos. Providencie, também, a terra vegetal e uma pá de jardinagem.
Fonte: Casa Abril – Carlos Piratininga.
Dica 1 – Recipiente
Que tal ousar na escolha do recipiente para o seu terrário? Você não precisa usar o tradicional vaso tipo “aquário” para ter as suas plantinhas e o verde mais próximos de você! Ouse e dê asas a sua imaginação! Aquele recipiente de vidro da sua cafeteira que você não usa mais pode ser transformado em um lindíssimo terrário. Taças de vinho, baleiros, lâmpadas incandescentes e vasos com formatos diferentes também!
Fonte: Condomínios Verdes.
2. Coloque uma camada de pedriscos no fundo do recipiente.
Fonte: Casa Abril – Carlos Piratininga.
Dica 2 – Pedriscos
No lugar de pedriscos brancos, que tal optar pelos tons mais amarelados? Você pode usar, também, areia mais grossa ou pedrinhas de rio. Nas lojas de jardinagem e floriculturas você encontra, ainda, pedrinhas artificiais em vários formatos e cores.
Fonte: Os Mini Mundos.
3. Faça uma camada de terra vegetal sobre os pedriscos.
Fonte: Casa Abril – Carlos Piratininga.
Dica 3 – Terra vegetal
É importante lembrar que a camada de terra vegetal deve ter altura suficiente para que você possa cobrir as raízes das suas plantinhas.
4. Coloque as plantinhas, uma a uma, deixando um pequeno espaço entre elas e cuide para não danificar as raízes.
Fonte: Casa Abril – Carlos Piratininga.
Dica 4 – Plantinhas
Você pode fazer lindas composições utilizando diferentes plantinhas, com colorações e formatos diferentes. A variedade de plantinhas deixará o seu terrário ainda mais bonito e charmoso! Lembre-se, no entanto, que para crescerem bonitas e saudáveis, as espécies colocadas no terrário devem possuir as mesmas necessidades de luz, fertilizante e substrato. Além disso, os terrários abertos pedem espécies como cactos, suculentas e musgo. Os recipientes fechados, por sua vez, são apropriados para receber fitônias, bromélias e tillandsias.
5. Acrescente terra vegetal nos lugares que precisar.
Fonte: Casa Abril – Carlos Piratininga.
6. Decore com pedriscos.
Fonte: Casa Abril – Carlos Piratininga.
Dica 5 – Decoração
Além dos pedriscos, você pode decorar seu terrário com outros elementos bem interessantes. Que tal colocar conchinhas de praia ou bolinhas de gude? Você pode, ainda, incluir casinhas, bonequinhos e acessórios e criar um mini cenário deixando o seu terrário ainda mais criativo.
Fonte: Condomínios Verdes.
7. Com o seu terrário pronto, agora basta encontrar um lugar de destaque na casa. Que tal sobre uma mesinha no centro da sala? Ou, talvez, sobre a bancada da cozinha ou, ainda, na prateleira de alguma estante? Depois de pronto, cuide do seu terrário colocando duas ou três colheres de água apenas duas vezes por semana. Muito simples e prático, não é mesmo?!
Fonte:
Casa Abril – Passo a passo: aprenda a fazer um terrário
http://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/passo-a-passo-aprenda-a-fazer-um-terrario
Fonte Imagens:
Casa Abril – Passo a passo: aprenda a fazer um terrário – Carlos Piratininga
Condomínios Verdes – Aprenda a fazer um terrário fechado e coloque mais verde na decoração