Dicas para renovar cozinhas sem reformas

março 27, 2017

Veja como é possível renovar a sua cozinha de maneira fácil e sem gastar com reformas deixando-a com um visual mais moderno e aconchegante.

 Koerich_Cozinha

Fonte: Koerich – Jogo de Cozinha Completo 6 Módulos.

 

A cozinha, para muitas pessoas, é o local mais gostoso da casa. É perto do fogão – e do preparo de comidas deliciosas – que as pessoas mais gostam de conversar e confraternizar. Na cozinha tudo parece mais familiar, mais aconchegante e divertido. As piadas são acompanhadas de muitas gargalhadas, as fofocas são colocadas em dias e as comemorações rolam solta perto das panelas, dos legumes que precisam ser cortados e da cerveja que sai gelada da geladeira.

 

Para que este ambiente continue sendo um dos pontos de encontro mais gostosos da casa é importante estar sempre inovando. Mas inovar não significa necessariamente fazer ou investir em grandes reformas.

 

Siga as 10 dicas para renovar cozinhas sem reformas que preparamos para você e veja como detalhes e pequenas mudanças em torno de utensílios, das cores e iluminação podem deixá-la ainda mais convidativa ao convívio familiar e à recepção de amigos.

 

1. Criatividade

Não tenha medo de ousar e invista na sua criatividade, conferindo um estilo próprio – e todo especial! – à cozinha. Use diferentes objetos – eletrodomésticos coloridos, fruteiras diferentes, mural de avisos, adesivos na geladeira – e veja como variadas combinações de formas e cores podem trazer um visual mais alegre para a sua cozinha.

 

2. Iluminação

Quem disse que a iluminação da cozinha serve unicamente para iluminar o ambiente? A iluminação é capaz de ressaltar pontos especiais e deixar qualquer ambiente mais aconchegante. Então, invista em pendentes criativos e deixe a sua cozinha mais moderna. Você pode, ainda, usar focos de luz para realçar algum ponto da cozinha ou embutir lâmpadas no teto ou nos armários.

 

Koerich_Iluminacao1Koerich_Iluminacao2Koerich_Iluminacao3

Fonte: Casa e Construção, Site de Mulher.

 

3. Cortinas, tapetes e almofadas

Cortinas são excelentes alternativas para deixar a sua cozinha do jeitinho que você imagina. Escolha modelos mais coloridos se a sua intenção é ter uma cozinha mais descolada. Use modelos com cores neutras se, no entanto, sua preferência é por um estilo mais clássico. Você pode, ainda, optar por tapetes e almofadas para deixar as cadeiras mais confortáveis. Não tenha receio em misturar diferentes padronagens e tendências – almofadas de uma única cor, estampadas, floridas, geométricas.

 

4. Parede

Que tal escolher uma parede da sua cozinha e destacá-la de todas as outras? Isto pode ser feito facilmente pintando-a com um tom mais vibrante ou, ainda, usando papel de parede. Lembre-se que vermelho, amarelo e laranja são cores ótimas para deixar a cozinha mais estimulante proporcionando, inclusive, maior sensação de fome. Por outro lado, o azul é uma cor relaxante fazendo com que as pessoas comam mais devagar, inibindo o apetite e, portanto, sendo uma boa aliada para manter a forma.

Koerich_Parede1

Fonte: Arrumadíssimo.

 

5. Plantas e flores

Lugar de plantas e flores não é somente na varanda ou no jardim. Informe-se nas floriculturas sobre quais são as melhores plantas e flores para cultivar na cozinha. Uma bancada bem ventilada e iluminada pode ser o lugar ideal para cultivar pequenos vasos de flores e até mesmo algumas ervas aromáticas – salsinha, orégano e cebolinha. Invista em vasos diferentes, reutilize vasilhames e use a sua imaginação.

 

6. Utensílios

Que tal organizar os seus utensílios de uma maneira diferente? Use caixas ou potes para colocar seus talheres. Guarde os panos de prato e guardanapos em nichos, separando-os dos demais itens da cozinha. Use penduradores para facilitar a arrumação das panelas e de alguns utensílios maiores como espátulas, conchas, facas de corte, entre outros. Faça pequenas pilhas com os recipientes plásticos e separe-os por tamanho, de preferência cada um já com sua respectiva tampa.

Koerich_Utensilios1

Koerich_Utensilios3

Koerich_Utensilios2

Fonte: Limaonaagua.

 

7. Artesanato

Invista em peças e itens artesanais para dar um toque todo especial à sua cozinha. Use toalhinhas de crochê para dar mais charme às bancadas e prateleiras. Se você tem algum item antigo, não deixe de usá-lo também – relógios, ferros de passar roupas à carvão, recipientes de cobre ou latão podem deixar a sua cozinha com um visual único e muito interessante.

 

8. Ladrilhos Hidráulicos

Você não precisa trocar os ladrilhos da sua cozinha por novos, mas pode usar adesivos que simulam azulejos e… pronto! Você tem uma cozinha totalmente nova em poucos minutos! Os adesivos de ladrilhos hidráulicos são variados e dão uma aparência muito bonita na cozinha. Em uma faixa próxima à bancada da pia ou cobrindo toda a parede, estes itens são um luxo!

Koerich_Ladrilhos1

Koerich_Ladrilhos2

Koerich_Ladrilhos3

Fonte: Arrumadíssimo, Casa Abril.

 

9. Armários

Você não quer fazer reformas… tudo bem! Então, que tal pintar as portas dos armários com cores bem chamativas? O resultado é uma cozinha totalmente diferente e com um visual muito atrativo. Outra ideia é deixar as partes externas como estão e pintar somente as partes internas dos armários. Uma dica muito criativa! Experimente e veja que fica show!

 

Koerich_Armarios1

Koerich_Armarios2

Koerich_Armarios3

Fonte: Arrumadíssimo.

 

10. Prateleiras

Se o problema é espaço, a solução não precisa ser, necessariamente, investir em novos móveis para a cozinha. Prateleiras são ótimas alternativas para organizar tudo que você precisa deixando os itens sempre à mão, tudo muito prático e fácil de usar. Instale prateleiras até chegar muito próximo ao teto, assim você utiliza 100% do espaço disponível. Guarde os itens menos usados nos locais mais altos e, naturalmente, os objetos de uso diário mais próximos e ao alcance das suas mãos.

 

 

Fonte:

Discovery Mulher – Como renovar a cozinha sem gastar muito

Casa e Construção – Cores para cozinha: 60 fotos e dicas de combinações!

Casa Abril – As melhores plantas para ter na cozinha

Arrumadíssimo – Cozinha linda e decorada – 5 dicas para renovar a sua, sem reformas e quebra-quebra

 

Fonte Imagens:

Arrumadíssimo – Cozinha linda e decorada – 5 dicas para renovar a sua, sem reformas e quebra-quebra

Casa Abril – Apartamento com decoração descolada, sem abrir mão do conforto

Casa e Construção – Pendentes para cozinha: dicas de modelos e fotos!

Site de Mulher – Novos formatos de LED para iluminar a casa

Limaonaagua – Utensílios de cozinha na parede: 15 lindas ideias para você se inspirar