Hoje, o desafio de quem mora em apartamento é descobrir como aproveitar cada metro quadrado, já que eles estão cada vez menores. Antes de sair comprando é melhor planejar e depois investir em móveis funcionais e sob medida.
Quando você adquire uma TV, recebe junto um manual de uso. E quando se trata de um imóvel? Não existe um guia com instruções para decorá-lo de acordo com o espaço e o seu estilo de vida, certo? Acerte na escolha dos móveis e da decoração sem abrir mão do charme e do conforto. Basta conhecer e evitar os erros mais comuns, que listamos a seguir.
Não conhecer as proporções do ambiente
Escolher uma televisão muito grande ou um sofá largo demais para uma sala pequena são erros mais comuns do que se imagina. Com escolhas assim, você acaba sentando perto demais da TV e comprometendo a visualização da tela.
“Planejamento” é a palavra de ordem para quem não quer errar na decoração. Antes de tudo é necessário conhecer as proporções do lugar. Faça uma planta considerando onde ficará cada peça, calculando o espaço para circulação dos moradores e a facilidade para limpar. Planejar os móveis é uma opção para evitar erros.
Pegar pesado na cor das paredes
A escolha de cores influencia e muito na decoração. Em ambientes pequenos, evite ao máximo os tons escuros, que fazem tudo parecer ainda menor. A dica é apostar nas cores claras e neutras, que dão uma sensação de amplitude, deixando os tons escuros para a decoração com objetos, acessórios e móveis.
Iluminação que causa aperto
A luminosidade natural jamais deve ser bloqueada por cortinas pesadas. Use cortinas com tecidos de tons claros e leves. Em ambientes com iluminação artificial, os pontos de luz devem ser bem distribuídos para evitar a sensação de aperto. Além de luz, o uso de abajures e luminárias dá um charme especial à decoração.
Deixar de fora os móveis funcionais
Utililizar diversos móveis pequenos e com estéticas diferentes prejudica a decoração. A sugestão é deixar o ambiente integrado com um único móveis que agregue diversas funções: “As estantes modulares facilitam a disposição em ambientes menores, pois podem ser distribuídas em mais de uma parede”, explica Marina Sa, designer de interiores.
Marina sugere, para a sala de estar, um móvel funcional na cor branca, pois “ele destaca os objetos de decoração e ainda permite o uso de outras cores no ambiente, numa combinação mais sofisticada quando combinada com madeira ou preto, ou mais descontraída, quando combinada com cores vibrantes”.
Agora que você tem todas essas dicas para deixar o seu apartamento muito bem decorado e aconchegante, venha espiar alguns lindos móveis. Você encontra todos aqui, no Koerich.