5 dicas incríveis para decorar uma sala pequena

abril 27, 2017

Fique por dentro das 5 dicas incríveis para decorar uma sala pequena deixando este cômodo da casa mais amplo, moderno e aconchegante.

 

Fonte: Freepik – Mrsiraphol.

 

A sala é um dos ambientes da casa mais concorridos, onde a família se reúne, assiste à TV e confraterniza. Se a sala é grande, sobra mais espaço para todos. No entanto, se a sala é pequena algumas dicas de decoração permitem deixá-la mais ampla e aconchegante.

 

Veja as 5 dicas incríveis para decorar uma sala pequena e obtenha mais modernidade e conforto neste cômodo da casa.

 

  1. Cores

Cores claras e neutras nas paredes transmitem a sensação de maior amplitude aos ambientes. Dentre as cores, tem-se o tradicional branco, mas também tons claros de bege, salmão, cinza, castanho, entre outras.

 

A mesma regra pode ser usada também para os móveis. Desta forma, evite móveis escuros que deixam os ambientes mais “pesados” e fechados.

 

Ao utilizar cores claras e neutras nas paredes e móveis fica mais fácil “brincar” com as cores dos objetos, optando por itens e acessórios de decoração com cores mais fortes, como vermelho cereja, azul turquesa, verde esmeralda, entre ouras. Que tal, então, investir em almofadas, mantas, luminárias e objetos de decoração coloridos e deixar a sua sala ainda mais bonita e alegre?

 

Fonte: Casa Claudia.

 

  1. Espelhos

Espelhos são excelentes acessórios que ajudam a propagar a luz e deixar os ambientes mais amplos e modernos.

 

Um grande espelho ocupando toda a parede ou vários itens menores próximos, formando um conjunto ou composição, são formas interessantes de utilizá-los. Não tenha medo de usar formatos variados, em mosaicos, com ou sem moldura. Além de usá-los fixos, sob a forma de quadros na parede, você pode, ainda, encostá-los atrás de móveis – aparador, sofá, entre outros.

 

Evite usá-los espalhados por toda a sala e, ainda, na mesma parede em que fica a TV. Assim você não causa distrações e evita o desconforto visual no ambiente.

Fonte: Decor Fácil.

 

  1. Cortinas

Escolha cortinas simples, em tons claros e modelos com tecidos mais leves e soltos – seda, linho, voil, transparências, entre outros.

 

Evite cortinas estampadas, com babados e que sejam volumosas. Para aumentar o pé direito da sala, instale uma cortina comprida, que vá do teto até o chão.

 

O uso de persianas é uma boa alternativa para quem prefere deixar o visual da sala mais moderno. Compactas e “cleans”, as persianas são super práticas, propiciam leveza ao espaço, valorizam o ambiente e permitem a regulagem de luz. De bambu, alumínio ou PVC, de abertura horizontal ou vertical, dispensam o uso de blecaute.

Fonte: Viva Decora.

  1. Iluminação

A iluminação correta é capaz de valorizar e ampliar qualquer ambiente, deixando-o ainda mais aconchegante. Na sala, o ideal é que sejam usadas uma iluminação principal, que ilumina o ambiente por inteiro e, também, uma iluminação dirigida, através de luminárias – de mesa e chão –, arandelas ou abajures.

 

Para a iluminação principal, escolha um modelo de luminária mais simples e não muito grande. A iluminação dirigida, por sua vez, pode ter um estilo mais ousado e cor marcante, trazendo maior personalidade à sala. Uma boa ideia, também, é optar por modelos de piso ou abajures flexíveis para o cantinho da leitura, instalando-os próximos à mesinha ao lado do sofá ou poltrona.

 

Diferentes efeitos de iluminação, além de modernidade, elegância e amplitude do ambiente podem ser obtidos, ainda, através do uso de sancas (abertas, fechadas ou invertidas) e forros de gesso.

Fonte: Muito Chique.

  1. TV

Tenha uma TV proporcional ao tamanho da sala. É importante manter uma distância entre a TV e o sofá de forma que o brilho das imagens não incomodem os olhos e você possa ter imagens com qualidade e, ainda, uma visão confortável.

 

Confira abaixo as distâncias recomendadas, em metros, entre o sofá e a TV:

 

Fonte: Zoom.

Fonte: Menina de Atitude.

 

Fonte:

Zoom – Qual a distância ideal para assistir TV?

Viva Decora – Espelhos na decoração da sala de jantar

Delas – Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente

Lopes – Veja como fazer a iluminação da sala de estar

Viva Decora – Modelos de sancas deixam o ambiente mais charmoso

 

Fonte Imagens:

Freepik – Mrsiraphol

Casa Claudia – Salas pequenas: mais de 40 ambientes cheios de estilo – Cores

Decor Fácil – Espelhos decorativos – Espelhos

Viva Decora – Por onde começar: decoração de salas pequenas – Cortinas

Muito Chique – Decoração de sala pequena e moderna – 100 fotos perfeitas! – Iluminação

Menina de Atitude – Decoração de sala pequena – fotos e ideias – TV

Zoom – Qual a distância ideal para assistir TV?