Cada vez mais há um crescimento entre pessoas que preferem uma alimentação com menos produtos de origem animal e mais consumo de vegetais. Seja por gosto, por respeito aos animais, por questões políticas, por saúde, ou outras situações, saiba a diferença entre os diferentes tipos de dietas e algumas dicas para começar a mudar hábitos.
As diferentes filosofias de vida que tem a restrição de alimentação com base em produtos animais são:
– Ovolactovegetariano: não consome nenhum tipo de carne (incluindo peixes e crustáceos, tá?), mas consome ovos e derivados, além de laticínios;
– Lactovegetariano: além de não consumir nenhuma carne, como os ovolactovegetarianos, também não consomem ovo e nada que utilize esse ingrediente no preparo;
– Vegetariano estrito: não consome nenhum tipo de carne, ovo ou laticínios. A alimentação dos vegetarianos estritos não inclui nenhum produto de origem animal;
– Vegano: não consome nenhum alimento de origem animal. Além disso, não utiliza outros produtos de origem animal ou que sejam testados em bichos, seja no vestuário, cosméticos ou entretenimento.
Para mudar um hábito alimentar é necessário ter alguns cuidados para não ter problemas com a saúde. A utilização da carne como produto para a alimentação humana está ligada a questões culturais, mas não somente a isso. É como se seu corpo estivesse acostumado à ideia de ingestão de carne, então é necessário começar a reduzir a utilização da carne na alimentação aos poucos.
Por exemplo, se você está acostumado a comer carne todos os dias, comece diminuindo a ingestão do alimento pelo menos em um dia da semana. Naquele dia, você já perceberá que seu corpo responderá de uma forma diferente às suas atividades cotidianas. E esta situação, normalmente dá uma motivação para começar a parar de comer carne.
Outra dica é parar por tipos de carne. Você pode começar largando a carne vermelha (bovina), e após estar mais adaptado a esta situação, pare outro tipo de carne, como a de frango, ou de porco. Em pouco tempo, você já perceberá que seu corpo reagirá diferentemente ao acordar, ou ao fazer alguma atividade cotidiana.
Nenhum organismo é igual ao outro, desta forma, seu corpo pode demorar a responder as mudanças. Algumas pessoas não se sentem bem ao parar de comer carne, neste caso, é importante procurar um médico e um nutricionista para orientar a sua alimentação. Outras pessoas, porém habituam-se rapidamente às mudanças.
De qualquer forma, é importante sentir as necessidades de seu corpo e não “forçar a barra”, para não ocasionar danos à sua saúde. Ser vegetariano ou vegano é um processo, muitas vezes longo. O importante é começar a mudar seus hábitos de forma progressiva.
Fontes das imagens:
The Odyssey Online – The Ultimate Survival Guide for College Vegans
Red Bubble – Vegan Friends not Food Tumblr
Health Net Pulse – Foods that fight cancer
Fontes do texto:
The Body Shop – Vegetarianismo estrito e Veganismo