Evite o desperdício de comida de uma forma saudável!

maio 25, 2018

Este post é para você que acredita que se alimentar de forma saudável custa muito caro! Na verdade você gastará um pouco mais de tempo na cozinha. Mas valerá a pena, quando você perceber que pode se alimentar melhor. É só pensar, que este tempo gasto servirá para o planejamento da sua vida. Voilà! Temos um almoço, janta e café da manhã saudáveis!

Segundo a jornalista Juliana Gomes, criadora do blog Comida Saudável para todos, uma alimentação saudável deve ser baseada em alimentos naturais, ser sustentável, com alimentos produzidos por profissionais em condições dignas de trabalho e deve ser acessível para todos. Simples, não é? A partir destes pilares você pode inventar suas refeições ao seu gosto! Pois comida é afeto, prazer e gosto. Bora pra cozinha!

O desperdício de comida além de ser um problema ambiental, é um problema econômico: jogar comida fora é jogar dinheiro fora! Você pode economizar muito, criando receitas que utilizem cascas, sementes, talos e outras partes normalmente desprezadas dos alimentos.

Você sabia que as cascas de verduras e frutas são concentradas de nutrientes?

Chips de casca de beterraba!

Se não sabia, tá sabendo agora! Não tem necessidade de sair descascando todos os alimentos. Batatas e cenouras, por exemplo, podem ser cozidas com as suas cascas. Ok. Pode ser que você não goste. Então, pode separar as cascas e fazer chips: com um pouco de óleo de cozinha em uma forma, coloca as cascas lá, e põe no forno por uns 15 minutos.

Se preferir pode utilizar as cascas de legumes para um bom caldo!  Você pode juntar e armazenar na geladeira. Quando tiver em torno de duas xícaras de cascas, é só colocar em uma panela e cozinhar por 10 a 15 minutos. Este caldo pode ser congelado, e usado para dar gosto aos alimentos, dispensando assim, os temperos prontos e instantâneos, industrializados.

Já as cascas de frutas podem ser utilizadas para doces ou geleias.

Os talos e sementes: nada de jogar fora!

Os talos são riquíssimos em nutrientes, e você aí desperdiçando essa delícia. Os talos de brócolis e couve-flor podem ser picados e acrescentados na farofa, tortas salgadas, refogados de legumes, bolinhos de arroz e hambúrgueres de grãos.

As sementes são muito descartadas, por não sabermos como as utilizar. As sementes de abóbora e melancia podem ser torradas ao forno, tornando um ótimo petisco. Você pode temperá-las com sal, orégano, sálvia e pimenta.

No blog da Juliana Gomes existem estas e outras receitas e dicas para evitar o desperdício de alimentos e melhorar a sua alimentação! Arregaça as mangas, pega a colher de pau e bora pra cozinha!

Fontes:

https://www.umanosemlixo.com/2018/03/dicas-pra-evitar-o-desperdicio-de-comida-em-casa.html

http://www.comidasaudavelpratodos.com.br/