3 dicas para te ajudar a escolher o forno ideal para a sua casa

outubro 27, 2023

O forno ideal é um dos principais eletrodomésticos de uma casa, sendo indispensável na hora de executar inúmeras receitas, das mais simples até as mais elaboradas. Para escolher o forno ideal, sabemos que é preciso analisar diversas questões como tamanho, potência e modelo, por isso, reunimos algumas dicas de ouro para te ajudar nessa missão. Confira abaixo: 

Escolha o modelo

Atualmente, é possível encontrar no mercado fornos portáteis, de bancada, ou fornos fixos de embutir ou anexos ao fogão. Cada modelo se adequa melhor à uma realidade e saber escolher entre eles é a melhor forma de simplificar os próximos passos dessa lista. 

Os fornos portáteis são práticos, rápidos e efetivos. Eles funcionam bem para pessoas que não possuem um espaço adequado, especialmente quando falamos em pequenos apartamentos, ou que desejam colocá-lo sobre alguma mesa ou bancada sem maiores problemas.

Já os fornos fixos são perfeitos para o público que possui um espaço disponível para esse eletro e que utilizam a cozinha como o coração da casa, nesta opção, é possível também optar por aparelhos mais completos, com funções extras como microondas. 

Forno Elétrico 44 Litros Mueller Sonetto Stile Preto

Escolha o tamanho

Uma dica importante para quem quer qual a melhor forma de garantir a escolha do forno ideal é saber como analisar o tamanho necessário para a sua casa. Primeiramente, você precisa ter em mente que existem fornos portáteis de 10L a 40L e fixos acima de 30L. Confira abaixo como escolher a melhor litragem para a sua casa.

Forno Elétrico de Embutir 75L OC8EP Continental 

10 a 40L 

Perfeito para casais e pessoas que moram sozinhas, varia entre 90 e 230ºC e pode ser facilmente posicionado sobre bancadas na cozinha.

50 a 60L

Para famílias de 3 a 5 pessoas ou para pessoas que utilizam o forno com mais frequência. O eletrodoméstico costuma variar de 50 a 300ºC e é capaz de assar, gratinar e aquecer.

Acima de 60L

Para famílias acima de 5 pessoas, que cozinham em grande quantidade ou para uso profissional. É capaz de gratinar, dourar e aquecer e a temperatura costuma variar de 50 a 300ºC.

Fogão 5 Bocas Mônaco Top Glass Atlas Preto

Forno a gás x Forno Elétrico

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de avaliar as opções a gás e elétricas. Os dois modelos são excelentes e cumprem maravilhosamente a função, trazendo mais sabor para a sua rotina. Umas das maneiras fáceis de definir qual deles pode se a

adequar melhor ao seu dia a dia é definindo a sua quantidade de uso. 

Para as famílias que fazem uso diário do forno, a versão a gás costuma trazer mais economia e assertividade. Já para os usos esporádicos, a versão elétrica se destaca. Clique aqui e confira as principais vantagens de cada modelo antes de fazer a sua escolha. 

Forno a Gás 90 Litros Embutir Cristallo GII Inox Venax

Gostou das dicas? Se você já terminou de conferir este conteúdo feito especialmente para te ajudar a garantir o forno ideal para a sua casa, chegou a hora de conferir as diversas opções que o Koerich tem pra você. Clique aqui e confira.