Siri, Cortana e Google assistant. Saiba como usar seus apps a seu favor!

junho 15, 2018

Já se foi o tempo em que falar com uma máquina era algo para as telas de cinema dos filmes de ficção científica. Os smartphones são a prova disso. Tanto nos Iphones, Windows ou Androids, os aparelhos fazem uma conexão do comando da sua voz com o que é necessário operar dentro da máquina, para que este comando se efetue.

Iphone (Apple)

Veja o vídeo de propaganda do Iphone7, em que Dwayne Johnson faz comandos para a Siri (aplicativo da Apple, relacionado a um assistente pessoal do proprietário do Iphone).

Para falar com a Siri, você precisa clicar no botão lateral ou de início de seu dispositivo, ou falar “E aí, Siri”. Para isso, você deve certificar-se de que o dispositivo está configurado para este objetivo.

Esta configuração é feita em Ajustes > Siri e Busca > Ouvir “E aí Siri”. Depois, basta dizer “E aí Siri” e fazer uma pergunta. Por exemplo, você pode dizer “E aí Siri, como está o tempo?”.

Você pode usar o aplicativo no carro ou com o headset. Para a opção dentro do carro, é necessário que seu veículo seja compatível com o recurso CarPlay. Para o manual de configuração destas modalidades, acesse o site da empresa: https://support.apple.com/pt-br/HT204389 .

Windows (Microsoft)

Para os aparelhos da marca Microsoft, temos o aplicativo Cortana. Este não está somente disponível para os smartphones, mas também para os computadores. Para começar, digite uma pergunta na caixa de pesquisa ou selecione o microfone e fale com a Cortana. (Digitar funciona para todos os tipos de computadores, mas é necessário um microfone para falar.)

O Cortana dá sugestões sobre o que dizer na hora do comando, na tela de bloqueio ou na página inicial.

Para configurar o comando de voz, ative o “Ei Cortana”

No site da empresa, você pode acessar os manuais para configurar seu Cortana: https://support.microsoft.com/pt-br/help/17214/windows-10-what-is

Android (Google)

Já para quem tem um Android (a maior parte das pessoas), é muito fácil começar a usar o Google Assistant. É só dizer: “Ok, Google!”, e logo você poderá configurar sua voz para o assistente a reconhecer. Você pode fazer lembretes, marcar eventos na sua agenda eletrônica, fazer ligações e outras atividades, todas elas com o comando de voz.  Você pode usar o aplicativo quando estiver com muitas atividades, ou também quando estiver entediado e quiser jogar alguma coisa. A assistente do Google até conversa com você, se estiver triste e sozinho.

 

Fontes:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/12/google-assistant-agora-funciona-em-portugues-veja-como-usar-no-allo.html

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17214/windows-10-what-is

https://support.apple.com/pt-br/HT204389